Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Pablo Morenno →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
ARTE NA ALDEIA
por Pablo Morenno
*
publicado em 03/07/2006.
Testemunhei em Nova Bassano-RS, de 26 a 30/6, uma experiência inédita. A 4a Feira do Livro do Colégio Estadual Pe. Cobalchini. Acontecimento raro no RS, diferentemente de outras feiras, promovidas pelo município ou por universidades, a Feira do Livro do Pe. Cobalchini é organizada e sustentada pelos professores e alunos da rede pública. E não pensem em uma feirinha. É uma superfeira preparada pela leitura da obra dos escritores visitantes e com uma estrutura digna dos maiores eventos do gênero. Para que se tenha uma idéia, preparando a feira deste ano, os alunos compraram antecipadamente - e leram- quase três mil livros. Entre meus dois títulos autografei mais de 400 exemplares o que me deixou estufefato. Paredes decoradas, salas bonitas, banheiros limpos, jardim florido, alunos maduros. A leitura transpôs a imaginação e invadiu a realidade. Segundo a diretora Analice e a coordenadora Lúcia, desapareceram os "alunos-problema". Mais. A experiência motivou a participação de outras escolas e outros municípios vizinhos a partir deste ano.
O poder transformador da arte há muito já vem sendo utilizado na psiquiatria. Também em favelas e em comunidades com problemas de violência e marginalização. Contrário da religião e da política, que acirram diferenças e divisões de todas as espécies, a arte consegue, pela sensibilização profunda do espírito, reunir as pessoas ao redor de seus sonhos mais profundos, embora nem sempre conhecidos.
A arte, que não possui utilidade nenhuma, tem uma mágica que aflora e purifica afetos, sentimentos, sonhos, medos. A arte - cinema ou literatura, pintura ou música, escultura ou dança - ao mexer com o imaginário, pode tornar os homens e mulheres de um grupo cúmplices de seus projetos mais íntimos.
O jornal Zero Hora relata que, pela primeira vez depois de anos, os indígenas da reserva saíram conversando sem trocar ofensas - ou tiros. Experiência como esta na Reserva Indígena do Ligeiro e em Nova Bassano apontam aos governantes um importante alvo para os investimentos futuros em cidades, tribos ou aldeias: a cultura e a arte.
Sobre o Autor
Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Rachel Jardim e a herança dos mortos: um bordado a retomar, por Chico Lopes.
O mundo horrível a que o cinema nos acostumou, por Chico Lopes.