Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

ARTE NA ALDEIA

por Pablo Morenno *
publicado em 03/07/2006.

Uma sessão de cinema na Reserva Indígena do Ligeiro, norte do RS, trouxe momentos de harmonia entre grupos rivais na comunidade. ZH de domingo passado. O filme Tainá II - relatando as aventuras de uma indiazinha na defesa da floresta e dos bichos - reacendeu nos indígenas a consciência de grupo, algum valor ancestral. A arte conseguiu o que os argumentos racionais dos interventores não lograram. A tribo encontrou no cinema um sonho comum.

Testemunhei em Nova Bassano-RS, de 26 a 30/6, uma experiência inédita. A 4a Feira do Livro do Colégio Estadual Pe. Cobalchini. Acontecimento raro no RS, diferentemente de outras feiras, promovidas pelo município ou por universidades, a Feira do Livro do Pe. Cobalchini é organizada e sustentada pelos professores e alunos da rede pública. E não pensem em uma feirinha. É uma superfeira preparada pela leitura da obra dos escritores visitantes e com uma estrutura digna dos maiores eventos do gênero. Para que se tenha uma idéia, preparando a feira deste ano, os alunos compraram antecipadamente - e leram- quase três mil livros. Entre meus dois títulos autografei mais de 400 exemplares o que me deixou estufefato. Paredes decoradas, salas bonitas, banheiros limpos, jardim florido, alunos maduros. A leitura transpôs a imaginação e invadiu a realidade. Segundo a diretora Analice e a coordenadora Lúcia, desapareceram os "alunos-problema". Mais. A experiência motivou a participação de outras escolas e outros municípios vizinhos a partir deste ano.

O poder transformador da arte há muito já vem sendo utilizado na psiquiatria. Também em favelas e em comunidades com problemas de violência e marginalização. Contrário da religião e da política, que acirram diferenças e divisões de todas as espécies, a arte consegue, pela sensibilização profunda do espírito, reunir as pessoas ao redor de seus sonhos mais profundos, embora nem sempre conhecidos.

A arte, que não possui utilidade nenhuma, tem uma mágica que aflora e purifica afetos, sentimentos, sonhos, medos. A arte - cinema ou literatura, pintura ou música, escultura ou dança - ao mexer com o imaginário, pode tornar os homens e mulheres de um grupo cúmplices de seus projetos mais íntimos.

O jornal Zero Hora relata que, pela primeira vez depois de anos, os indígenas da reserva saíram conversando sem trocar ofensas - ou tiros. Experiência como esta na Reserva Indígena do Ligeiro e em Nova Bassano apontam aos governantes um importante alvo para os investimentos futuros em cidades, tribos ou aldeias: a cultura e a arte.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Só Luzia, por Ieda Estergilda de Abreu.

Trocar de camisa, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos