Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

“A PRISIONEIRA”: é preciso merecer Proust

por Chico Lopes *
publicado em 01/08/2007.

Não se intimide cada vez que alguém falar de “Em busca do tempo perdido”, de Proust, ao seu lado. É o típico livro que se cita muito, mas que poucos leram. Natural: trata-se de sete volumes numa prosa que solicita um máximo de atenção e entrega. Incluo-me entre esses supostos poucos, pois, desde 1973, estou viajando nos sete volumes dessa obra-prima absoluta. E de cada viagem volto mais rico.

Os poucos leitores realmente apaixonados por Proust em geral dizem que nada, no campo do Romance, se compara à “Busca...” Infelizmente, para todos os outros escritores, é verdade.

Ninguém foi tão fundo, ninguém disse o que Proust disse, ninguém pode ser relido e relido e relido com tanto proveito quanto o sofrido e multifacetado Marcel. Joyce e Kafka, que são colocados ao lado dele numa espécie de Trindade Augusta do romance do século XX, a meu ver, não chegam perto.

Claro, é uma escolha estética, uma opinião minha. E não tenho outra pretensão além da de ser estritamente pessoal ao afirmar isso. Não sou um crítico propriamente. Sou um leitor apaixonado e também um escritor diante de um escritor que admiro muito. Não acredito que uma objetividade superior e distanciada reine em julgamento pessoal algum.

O problema é a fama de intimidante criada por essa obra-prima. Fama de chatice, inclusive, porque parecem medonhos aquele estilo prolixo, hiper-minucioso, aquele ir e vir arbitrário no tempo, aquele sem-fim de personagens e todo o mundanismo esnobe que cercam a imagem do escritor. Alguém sempre lembra que ele um dia foi colunista social, como se isso bastasse para desqualificá-lo. Gente muito à esquerda, concordando com o ultrapassado Luckács, acha que Proust produziu uma espécie de monstruosidade individualista/burguesa. Um monte de tolices.

Ah, como eu gostaria que as pessoas simplesmente tivessem tempo e paciência para mergulhar nas águas da “Busca...”! Se devidamente banhadas, como eu fui, nunca mais dariam uma importância mais que relativa a outros livros, sem exagero. Proust é um hipnotizador, produziu uma Bíblia para os que querem conhecer verdadeiramente a alma humana.

POR ONDE COMECEI

Quando se trata de um livro “difícil”, é comum que as pessoas peçam para que lhes tracemos uma espécie de roteiro, alguma maneira de facilitar a leitura, de pegar as chaves”. Acho que essas fórmulas são, além de arbitrárias, limitadoras, quando não burras. Com Proust, começa-se por qualquer lado, vai-se ao essencial por qualquer atalho, há o que aprender em qualquer vereda. O efeito de conjunto virá aos poucos, muito aos poucos, como um tesouro que se adquire com persistência. Quem foi que disse que os livros têm que ser fáceis? Facilitar a vida é empobrecê-la. Leitores de best-sellers de aeroporto não encontrarão nada em Proust porque não o merecem, simplesmente. É preciso merecer o entendimento do septeto que ele criou.

Comecei, como disse, em 1973. E foi com “A prisioneira”, que é o quinto volume, na ordem das edições brasileiras publicadas pela Globo. Eu mal sabia quem era Proust. Tinha quanto a ele o preconceito de meus amigos da época: um prolixo, um pedante, um chato, entomólogo de aristocratas decadentes e entediados. Um desses amigos, ligado às vanguardas da época, me deu a velha edição da Globo, com uma capa que parecia daquelas de embolorados “romances para moças”, e disse: “Você tem mais saco que eu. Tente ler essa porcaria aí...” Achou que eu desprezaria aquilo. Deu-me, sem saber, um tesouro. Nunca mais revi esse amigo para dizer da importância do que me deu.

A prisioneira”, como resumi-lo? Outra tarefa ingrata e fatalmente simplificadora. O narrador, que ama Albertine, que ele conheceu num grupo de meninas meio rebeldes em Balbec, mantém-na presa em casa, porque morre de ciúmes de suas relações lésbicas. Nunca se viu o ciúme dissecado com tanta precisão como por Proust. Quem quer que tente escrever sobre essa praga de sentimento e não ler “A prisioneira” corre o risco de dizer obviedades. Ele simplesmente engolfou tudo, por todos os ângulos possíveis. Também em “A prisioneira”, temos uma das mais grandiosas e reveladoras do romance: o rompimento dos Verdurin, donos de um salão mundano que é um primor de “amor à arte” e hipocrisia, com o Barão de Charlus. Crente que poderia se impor diante de burgueses aficionados por arte como os Verdurin simplesmente por crer-se superior, amando e protegendo um violinista, Morel, Charlus despenca de seu pedestal numa noite em que Madame Verdurin lhe arma uma perfídia daqueles, malquistando-o com o seu namorado. O mundo do aristocrata é posto em cacos, e ele nada entende do que está acontecendo – havia se acostumado a reinar, com seus caprichos e arbitrariedades de gosto, sobre o salão e seus convivas; de repente, traído, é apenas um animal acuado e patético. Muitos críticos viram nisso um eco da tragédia social de Oscar Wilde. Charlus, em sua arrogância, se esquecera de que vivia em situação socialmente precária, com seu caso público com o violinista. Acreditava que seu talento e seu brilho superariam tudo. Que engano! – esquecera-se que a vulnerabilidade social de um homem brilhante é sempre usada, covardemente, pelos medíocres que ele despreza.

Inimigos de Proust (como D.H Lawrence) costumavam dizer que ele, por amor à dissecação psicológica, matava toda a vitalidade de seus personagens. Não procede. As personagens de Proust são tão vivas, em sua complexidade, que nos espantamos achando-as mais vivas que muita gente real que conhecemos. É possível, com o tempo, conhecer melhor os Cottards, Brichots, Legrandins, Elstires, Odettes, Swans, Saint-Loups e Bergottes do livro – e vê-los reproduzidos, em muitos aspectos, na vida real – que chegar a conhecer, ou melhor, a ter interesse, pela fauna humana opaca que nos cerca. Afinal, a Literatura abre um caminho mais fecundo, pela inteligência, pela universalidade com que pode ler os particulares.

Não deixe de tentar a leitura, alegando falta de tempo ou não querendo mergulhar devido a algum preconceito do tipo que mencionei. Proust é o melhor exemplo do que livros podem nos dar – mundos infinitos, desde que os amemos de fato. Podem significar muito mais que trezentos bate-papos, não sei quantas festinhas, não sei quantos convites para tais ou quais divertimentos. (A esse respeito, aliás, é só ler o último volume, “O tempo redescoberto”, e nunca mais ver reuniões sociais com a mesma complacência). Há em Proust uma moral da solidão, uma ascese pelo exílio, o silêncio, a compreensão do mundo depois da perda radical das ilusões.

É uma coisa de mestre espiritual, embora ele, curiosamente, nunca fale de Deus no seu livro. Mas fala da Graça, ou do “satori”, em outros termos. Com suprema poesia. E toma a arte como uma autêntica religião.

Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Barbudo, por Leopoldo Viana Batista Júnior.

Ah, se eu soubesse, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos