Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Noga Lubicz Sklar →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Amor, ardor, humor
por Noga Lubicz Sklar
*
publicado em 16/07/2007.
Pois hoje em dia aqui em casa a prática do amor não tem hora, roteiro ou lugar. Usa todas as línguas, mas uma expressão só: a do verdadeiro amor. Um amor que vem e vai ao sabor hormonal das marés, mas não se esquece nunca de lamber a praia. Um amor que chora (de emoção) e ri (de puro prazer), que fere e cura. Um amor que se estreasse nas telas sofreria séria crise de identidade, oscilando entre o drama, o romance, a aventura... e a comédia, sim, (quem foi mesmo que disse que a comédia é a morte do gozo?) um amor que atende a um chamado ancestral, e ao mesmo tempo, se rende a uma síndrome eterna de Peter Pan: cresce o tempo todo mas não se sente adulto nunca, no sentido entediante da coisa, entendem? Um amor que é uma trama complexa tecida a dois, uma boa conversa do conflito com a harmonia sem preconceito nenhum — de dar inveja a qualquer ficção. Uma orgia permanente a três: Alan, eu, e aquele outro ser — mesclado de Alan e eu —, sócio proprietário do clube exclusivo do grande amor.
Na convivência diária do grande amor há lugar para tudo, o que é difícil de entender, de aceitar, nada a esconder. E quando ele se instala, se desvanecem os pequenos mimos, porque no gozo cotidiano do grande amor não tem lugar o clássico lirismo: não escrevo grandes poemas, nem recorro às doces figuras de linguagem dos meus anos de repulsa ao sexo, de amor sonhado, tão desejado, mas nunca plenamente alcançado a dois. É o amor sofrido, rejeitado, são os ritos frustrados da entrega que alimentam as preciosas canções românticas do grande amor.
Porque o amor verdadeiro é feito de carne, de gosto, de cheiro, de olhar atento ao que se passa em volta: um pacificador, um depurador de angústias que libera a alma para tudo o mais... Na prática doméstica do verdadeiro grande amor perde-se todo o interesse pelo desejo ardente de encontrar o amor... Me confundo, me ressinto dos temas, me cobro um romantismo escrito, um vigor inconformado, uma febre vibrante de busca... não, meus queridos. Tudo isso desaparece quando se encontra o verdadeiro amor, essa comédia muito humana que dá gosto à vida, e ao mesmo tempo, extrai da morte seu potencial de drama. E por isso lhes digo: quem quer mesmo, tem a coragem necessária, a audácia, a dose adequada de entrega para viver o grande amor que se prepare, pois toda a poesia, sonho e inspiração, tudo o que se ouve, lê e imagina, é muito pouco pra se ter uma idéia real do que seja viver uma boa e verdadeira história de amor.
Entenderam agora o que está por trás desta mudança de rumos aqui no blog? Foi o grande amor, gente, sim, que me revelou, me surpreendendo tanto que ainda hoje, não raro, me desconheço, me forçando de vez em quando a este lirismo aguado de ficção, este ardor romântico de almanaque com sabor agudo de clichê gorado: a mulher bem-amada em que me transformei, na energia infinita do grande amor, gosta mesmo — e põe gosta nisso — é de uma esperta, gostosa e bem sarcástica prosa cotidiana.
Sobre o Autor
Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
auspícios, por Terezinha Pereira.
A menina e os fantasmas do pai: "O labirinto do fauno" é grande cinema, por Chico Lopes.