Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Newton Emediato Filho


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Relaxa e goza

por Newton Emediato Filho *
publicado em 14/06/2007.

Este termo vulgar e de total descompromisso com o público – nessas horas choca e deixa indignada boa parcela da população pensante - no ponto de vista crítico –, nesse Brasil.

Caso fosse uma mulher de uma casa de tolerância da Rua Guaicurus no centro da cidade de Belo Horizonte – zona boêmia – nada surtiria tanto efeito quando esse termo for dito por uma mulher que representa o Estado Brasileiro.

Tal fato demonstra muito bem como as pessoas públicas que fazem política nesse país são capazes de tornar ainda mais vulnerável e até ridículo os fatos vergonhosos que já retratam bem a situação em que os cidadãos de bem, que pagam elevados tributos, são colocados a mercê desse sistema centralizador e autoritário de fazer política.

Os políticos brasileiros, que muitos parecem ser sofistas, fazem do privado ser seu público e do público motivos de chacota e risos – com disfarces para encobrir certos embaraços corruptivos: físico, moral e financeiro!

Sabemos muito bem que as empresas estatais estão repletas de funcionários políticos com altos salários e os funcionários de carreira – especialistas – estão à margem de seus reais trabalhos. Os recursos do erário público foram investidos nesses especialistas e agora, possuidores de conhecimentos, estão fora da produção e trabalho sofisticados em muitas estatais. Existe um elevado prejuízo nesse sistema governamental e ninguém tem capacidade de fazer alguma coisa decente.

Enquanto isso os brasileiros que trabalham e recebem seus salários dignamente – necessitam dos aeroportos e empresas privadas de navegação aérea e uma série de outros agentes trabalhistas tem os serviços inoperantes –, pagam caro e sono nos bancos dos aeroportos.

Engraçado isso no Brasil: quem trabalha muito ganha pouco e quem não trabalha traz transtornos aos trabalhadores e ganha muito para isso...

Temos mesmo quer relaxar e gozar muito, caso contrário até esse direito – natural e sagrado – de prazer pode ser tomado pelos nossos políticos.

Meu avô, que Deus o tenha, viveu no sertão e quase sem estudos, sempre dizia que quem deveria fazer política no Brasil deveriam ser os homens bons e de vocação... Mas a realidade é outra e alguém de bem se habilita...

Sobre o Autor

Newton Emediato Filho: Newton Emediato Filho, natural de Belo Vale em Minas Gerais, e é formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, na Universidade Federal de Minas Gerais, graduou-se em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política). Licenciado pela FAE (Faculdade de Educação da UFMG). E, na mesma Universidade se especializou em Ciências Jurídicas (Assessoria Técnico-Legislativa Avançada).

É autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores brasileiros: João Guimarães Rosa. Tendo participação ativa em seminários internacionais sobre João Guimarães Rosa; realizados pela PUC/Minas. O Livro Um carro de bois que transportava Logos é o seu primeiro romance.

O conto Um Papagaio Palimpséstico foi selecionado no Festival Festivelhas, originado pelo Projeto Manuelzão/UFMG - realizado no Morro da Garça/MG - em Novembro de 2005. E publicado no livro: Rio das Velhas em Verso e Prosa - Arte e Transformação - Projeto Manuelzão, Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas, primeira edição, dezembro - 2006. Reside atualmente em Belo Horizonte onde busca captação de recursos para o seu segundo livro: Fragmentos dos Gerais. Este será uma reunião de vários contos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Stop and Go, por Tom Coelho.

Controvérsia Sem Fim, por José Aloise Bahia.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos