Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Nelson e as múltiplas escadas para lugar nenhum

por Chico Lopes *
publicado em 18/07/2006.

O novo livro de contos de Nelson de Oliveira, Algum lugar em parte alguma(Record, 286 páginas) está chegando ao leitor brasileiro, e nele se completa a estréia de Nelson como escritor. A explicação, ele a fornece no posfácio Todos por um, no qual diz que o novo livro fazia parte de seu primeiro, uma coletânea que reunia quarenta e cinco contos, chamada Fábulas. Impossibilitado de publicá-la por inteiro, naquela época, ele foi publicando-a aos pedaços, em três livros, Naquela época tínhamos um gato, Os saltitantes seres da lua e Treze. Claro: os três mosqueteiros eram quatro. E faltava esse quarto para que a estréia se consumasse.

Recebi o livro na semana passada e me dediquei à leitura. Sempre achei a prosa de Nelson de uma facilidade e uma fluência que nos pegam rapidamente, e ela me agrada pelos abismos de ironia e nonsense que abriga. De modo que toda essa simplicidade de leitura é muito enganosa, é apenas a camada superficial com que Nelson mascara os “sustos e epifanias” de que sua mulher, Tereza Yamashita, fala na contracapa.

Aliás, comecemos pela capa de “Algum lugar...”, bonita e criativa, de autoria da própria Tereza. Escadas, moles, flexíveis, negras, sobre um fundo vermelho, apontando para lugar nenhum. Pensa-se na metáfora inevitável: ao leitor caberá subir, e que escolha uma delas, a jogada é a mais arbitrária possível, que cada um encontre o lugar ao qual, a seu ver, elas ascenderão apropriadamente. E vamos para os contos.

Fiquei encantado, de cara, com “Senhora aos domingos”, onde o lado de pintor de Nelson dá as suas caras. Numa sucessão de cromatismos, uma senhora sai de casa e vai a uma praça num passeio rotineiro. A prosa é admirável, porque se empenha em repetir a repetição e o fluxo que Nelson descarrega, brincalhão, mas acertando as contas com o desespero, dá conta disso com extrema eficiência. Cores ajudam a contar coisas. Assim, somos atirados num remoinho colorido de mesmices e anacronismos que não deixam nunca o presente dessa senhora. E parecemos ver uma velha gravura de uma senhora da Belle Epóque ou nos imaginamos nalgum daqueles domingos franceses retratados em telas impressionistas – vamos dizer, de um Seurat – em que múltiplos acontecimentos explodem sob um sol mundano, de piquenique num parque. A prosa de Nelson, ao contrário das superfícies calmas de Seurat, esconde peçonhas, terrores psíquicos, e não há um pingo de confiabilidade no que acontece - a loucura, o horror, o nonsense estão ali, sorrateiros.Os personagens de rotina desfilam sob os olhos de Madalena e sob os nossos, mas eles possuem entre si uma relação a que de modo algum devemos ficar desatentos. E Madalena foi me comovendo como o esquizofrênico de “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, aquele Septimus que delira pelas ruas de Londres e é, na verdade, um tanto da própria Virgínia, que sucumbiu a delírios. Seria forçado achar que essa Madalena é, agora envelhecida e acuada pela realidade terrível que jaz sob seus passeios por um bairro paulistano endomingado, uma mesma prima amada pelo personagem de “Os antepassados, os porcos”, o belo penúltimo conto do livro?

E, depois, temos o “Pobre Patinho Frank, cheio de si e de vento” (a criatividade de Nelson para títulos é algo que sempre me chamou a atenção).em que ele vai pintar um quadro doméstico e familiar com a perversidade que se fará presente também em “Os antepassados, os porcos”: o autor arma personagens de família e trama relações entre estes apenas para nos dizer como esses personagens são fragmentados e iludidos e como essas relações são mais que dúbias. Em Nelson, tudo é simples e tudo diz outra coisa, e pensamos numa frase famosa de Kafka: “O que faz o monstruoso é a naturalidade com que é apresentado”. Tudo é perfeitamente natural, quer dizer, perfeitamente atroz.

O patinho Frank é talvez um daqueles personagens de livros ou filmes de terror americano que, menino, suspeita muito da realidade que o cerca: dentro do núcleo sagrado, da célula mater, é que os monstros podem estar ocultos ou estar sendo engendrados – assim, com a identidade secreta de um certo tio. Nelson constrói uma cena de sexo como uma cena de agressão brutal, vista pelos olhos de uma criança. Nada, no entanto, repetirá o clichê que algum leitor de livros e gibis de terror, menos conhecedor de Nelson, possa trazer na cabeça. Os verdadeiros lobisomens são assim, rotineiros, próximos de nós, e talvez bem mais letais.

Em “Marli”, temos a mulher deusa e musa de um certo Carnaval de mendigos e vagabundos. Adorada por eles, é por eles devorada. Nelson não está nos narrando um episódio comum, está é nos fazendo compactuar com uma orgia mitológica, uma doideira de bacantes, sem querer explicar mais coisas. E nem precisa. Por vezes, um conto seu, tal como algum conto de Cortázar, é simplesmente um acontecimento no qual somos jogados inapelavelmente, à mercê de um narrador que nos conhece bem, dentro de cujo mundo vamos nos mover entre fascínio e aversão, procurando uma familiaridade amplamente enganosa. O pouco que pode ser entendido se mistura a milhares de coisas que, misteriosamente, seguem acontecendo, forçando-nos a voltar atrás, repensar, reler, já que nada é tão simples. É um pouco como estar nos filmes de um David Lynch.

E é por aí que vamos para o mundo de “Algum lugar em parte alguma”, onde um casal, Bella e Otto, tem um cão, o Cão, que se perderá nos meandros de uma favela e de construções metropolitanas. Um cão tão importante para esse casal que pensamos naquele cão comovente e vital para o personagem do velhinho de “Umberto D”, de Vittorio de Sica. E esse casal é totalmente incomunicável (incomunicabilidade não é coisa só de casal de classe média ou burguês), além de não ser absolutamente compreendido pelo mundo que o cerca (ver a ida de Otto a um certo subsecretário). Nelson é um Kafka com pesadelos maiores que o do autor tcheco, visto que a realidade brasileira é uma descida constante a infernos imprevisíveis, sem a menor possibilidade de lógica ou justiça. O onirismo já bastante diluído literariamente de Kafka sofre em Nelson uma transposição bem mais sinistra e reconhecível para nós, brasileiros. E graças aos céus, ele não aponta soluções demagógicas para os problemas sociais que nos levam a minuciosos dilemas, a intermináveis e irremediáveis sonhos ruins. Ele só nos dá Literatura, ele mostra o que está aí, não propõe retóricas esquerdistas que bem sabemos no que resultam, na prática. É só o real insuportável, com o qual temos que nos virar.

Esse onirismo inquietante volta em “Os antepassados, os porcos”, quando pensamos estar diante de um certo tipo de filme como o clássico “Os pássaros”, de Hitchcock, ou o mais recente “Sinais”, de Shaymalan, em que famílias prototípicas são ameaçadas pelo misterioso mundo exterior – com um ataque de animais comuns ou de alienígenas. Nesse mundo transfigurado, um certo personagem nos fala de outros personagens familiares, de afetos e desafetos cujas origens são dúbias – tudo, afinal, parece tão gratuito quanto a ameaça que o ronda, tudo é concreto, mas tudo é esquivo e paranóico: são convenções de uma certa espécie de narrativa, literária ou cinematográfica; ninguém pode se fiar nesse discurso contaminado pela suspeita, a angústia, os delírios mais aleatórios. Mas, quanto se pode tirar daí, e especialmente da figura de um certo xerife, símbolo da autoridade tatibitate e providencial, que, nas mãos de Nelson, vira alguma coisa bem mais ameaçadora! Nelson brinca com certas convenções da literatura de terror, da indústria cultural, mas o que há por baixo disso não é exatamente brincadeira. O que anda por dentro desse homem que nos conta essa história, de sua amada Madalena, de sua mulher agressiva, de sua esquiva Menininha?

O livro se encerra com “O irmão brasileiro”, brincadeira angustiante e paródica sobre um certo personagem com uma identidade rigorosamente partida ao meio, um tanto no Brasil, outro tanto em Londres. O duplo aqui comparece de modo dilacerante, como sempre, mas com esse tipo de dilaceração em que Nelson se especializou, banhada pelo humor negro e pelas referências pop. E é melhor que o leitor mesmo a confira, porque desconfio que já revelei demais sobre esse livro saboroso.

Os leitores de Nelson, já conhecedores de seu mundo, saberão onde estão pisando. Os novos, estes farão descobertas. E as escadas para lugar nenhum poderão levar a muitos lugares. Inesperados, sem dúvida alguma.

Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Sobre o Romance, por Dante Gatto.

Nelson e as múltiplas escadas para lugar nenhum, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos