Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS José Aloise Bahia


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Terças Poéticas comemora primeiro aniversário

por José Aloise Bahia *
publicado em 13/07/2006.

Presença de Ricardo Corona
Homenagem a Jardelina da Silva


O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas, criação Camila Diniz Ferreira, Curadoria Wilmar Silva, - realização do Suplemento Literário de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão -, comemora o primeiro aniversário agora em julho de 2006, na próxima terça-feira, dia 18, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, entrada franca, recebendo o poeta e performer Ricardo Corona, de Curitiba, Paraná, que apresenta o pocket-show TÁVIVAALETRA e lança o novo livro de poemas Corpo Sutil. O projeto Terças Poéticas homenageia a artista do mundo Jardelina da Silva.

Ricardo Corona nasceu em 1962, na cidade de Pato Branco, PR, próximo à tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Na década de 1980, mudou-se para São Paulo, SP, onde cursou comunicação social na FEBASP (1987). Desde 1989 reside em Curitiba, PR. Autor dos livros de poesia A, com Said Assal (Editora Pau-Brasil, São Paulo, SP, 1988); Cinemaginário (1a. edição, 1999; 2a. edição, Editora Iluminuras, São Paulo, SP, 2006), Tortografia, com Eliana Borges (1a. edição, Editora Medusa, Curitiba, PR; 2a. edição, Editora Iluminuras, São Paulo, SP, 2003) e Corpo Sutil (Editora Iluminuras, São Paulo, SP, 2005).

Em 2001, lançou o CD de poesia Ladrão de Fogo (Editora Medusa, Curitiba, PR). Organizou a antologia Outras Praias - 13 poetas brasileiros emergentes / Other Shores - 13 Emerging Brazilian Poets (edição bilíngüe Português/Inglês - Editora Iluminuras, São Paulo, SP, 1998). Traduziu em parceria com Joca Wolff o livro-poema Momento de simetria (Editora Medusa, Curitiba, PR, 2005), de Arturo Carrera. Tem poemas musicados por Vítor Ramil, Ana Lee, Neuza Pinheiro, Alexandre Nero, etc. Em 1998, criou a revista de poesia e arte Medusa e, em 2004, outra revista de poesia e arte, a Oroboro, editada em parceria com Eliana Borges. Atualmente, prepara mais um CD de poesia.

TÁVIVAALETRA

Ricardo Corona apresentará TÁVIVAALETRA, pocket-show de poesia falada e sonorizada com poemas do disco em fase de gravação e ainda sem título e do CD Ladrão de Fogo. Destacam-se no novo CD os percussivos TUPITUÉS E BAKA, que, segundo Antonio Cícero - apresentando Corpo Sutil -, trata-se de "poemas fonopaicos cuja sonoridade singular resulta da imbricação de fragmentos temáticos, palavras e ritmos pertencentes a culturas orais primárias e fragmentos temáticos, palavras e ritmos (e arritmias) contemporâneos". E do CD Ladrão de Fogo, os poemas Avalanche, uma instalação sonora de 16 segundos de um poema de um só verso-palavra, que extrai toda a sua força da vocalização de nomes-ícones do século 20: a vanguardista Gertrude Stein, Albert Einstein, o cineasta russo Eisenstein, os Rolling Stones; Pessoa Ruim, em referência ao Poema em linha reta, de Fernando Pessoa; Fruta Sanguínea, uma conversa de guitarras anunciando o poema com a participação de um cão rosnando; Antífona, poema de Cruz e Sousa, que parecer sair do livro manuseado durante a música; Na margem de todas as coisas: uma canção, um inspiradíssimo poema do autor que transporta o ouvinte para uma praia e termina dizendo "e o amor não é maior / nem menor que o mar"; o rap Copyright by, etc. A poesia vai para o ar, como um sopro de notas musicais tiradas de uma gaita, num livre trânsito entre a palavra falada de tradição popular e a experiência sonora das vanguardas.

Sobre o Autor

José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Pensamentos caóticos!, por Airo Zamoner.

Projeto Terças Poéticas apresenta Fabrício Carpinejar e homenagem a Carlos Nejar e Maria Carpi, por José Aloise Bahia.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos