Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Sabine Kiefer


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Um de nós!

por Sabine Kiefer *
publicado em 07/07/2006.

Uma notícia chamou atenção nos últimos dias. As bandeiras alemãs estão esgotadas nas lojas. Quem já pensou isso! Neste país que tem tantas dificuldades com palavra „patriotismo“ não tem mais bandeiras para se comprar. Nunca vou esquecer as inúmeras conversas que tive com os meus amigos em Blumenau a respeito da nossa identidade cultural contestada. E olhem amigos, que força o futebol tem!

É um clima diferente! Todos maquiados com uma bandeirinha alemã na face e uma na mão. Já há um lápis das três cores da Alemanha: preto, vermelho e amarelo. Pinta uma vez só e tem a bandeira completa. As pessoas no barzinho esperando ao jogo da seleção alemã estavam bem animadas, já antes do jogo. Curiosas, tensas, mas alegres! A vontade de jogar futebol da nossa seleção contagiou toda a nação. Sempre há exceções! Uma amiga minha não quer saber de nada.

O jogo contra a Suécia não decepcionou ningúem. Muito pelo contrario! Quando, logo depois do apito inicial, o Podolski marcou o primeiro gol, a gritaria foi muito alta. No proximo gol, cobri as orelhas com as mãos.

– Um de nos – a menina atrás falou nervosamente.

É que logo antes da Copa, Lukas Podolski, 20 anos, se despediu do primeiro clube de futebol de Colônia para ir ao clube de Munich, Bayern. Ele foi a nossa estrela e a descoberta do nosso clube. Com dez anos, ele começou a jogar no clube. Sentimos falta dele e esperamos mais gols dele, para o rapaz ao meu lado ter razão.

– Daí sabemos quem vamos bater na proxima – ele disse, depois da vitória da Argentina.

Sobre o Autor

Sabine Kiefer: Sabine Kiefer, alemã, nasceu em 1962 em Colônia, onde ficará nossa Seleção durante a Copa. É formada em antropologia cultural, português e economia. Esteve no Brasil pela primeira vez em 1986 quando desenvolveu sua tese de mestrado sobre o fundador da cidade de Blumenau/SC. Esteve inúmeras vezes e por longo tempo em Santa Catarina. Tornou-se uma grande admiradora do nosso país. Sua visão desde a Alemanha é muito interessante. Hoje trabalha em uma emissora de rádio de Colônia, Alemanha.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A memória de Thoreau, por Efraim Rodrigues.

Que maravilha!, por Sabine Kiefer.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos