- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Lolita
Vladimir Nabokov*
Lolita é o livro de estréia da coleção Biblioteca da Folha. De quebra, este primeiro volume é gratuito, que será distribuído com o Jornal FSP do próximo domingo, dia 08. E quanto aos demais, o preço de cada exemplar também será muito razoável: R$ 11,50 a R$ 13,50. A coleção reúne 30 dos mais célebres romances do século 20 em edições em capa dura, como “No Caminho de Swann”, de Marcel Proust, “Morte em Veneza”, de Thomas Mann, e “O Processo”, de Franz Kafka.
"Lolita" é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.
Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.
Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.
Escrito num estilo inimitável - mas não intraduzível, como bem se verá -, "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.
Saiba mais sobre VLADIMIR NABOKOV
"Zembla - The Nabokov Butterfly Net" - Site dedicado ao escritor russo Vladimir Nabokov, autor, entre outros, de "Lolita". Os interessados podem encontrar fotos, ensaios sobre seu trabalho, textos críticos e uma bibliografia comentada.
Sobre o Autor
Vladimir Nabokov:
Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo (Rússia), numa família da antiga aristocracia. Em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique obriga a família a abandonar a nova União Soviética e ir para a Inglaterra. Nabokov estuda em Cambridge até 1922, licenciando-se em literatura russa e francesa. Em seguida, muda-se para Berlim, onde dá aulas de tênis e inicia sua produção literária. "Lolita" é seu principal romance.
LEIA MAIS
De moscas, cabeça e homens, por Whisner Fraga.O escritor mineiro Luiz Vilela trilha caminho próprio na literatura brasileira desde a década de 60. Publicou mais de dez livros e teve textos traduzidos em diversos países, adaptados para teatro, cinema e televisão. Leia mais
Mania de Mamãe: contos, por Ida Lehner de Almeida Ramos.
Manias de Mamãe, a obra que o leitor passa a ter acesso agora, é, senão a essência, um apurado painel da produção de Ida Lehner no gênero em que ela se fez um das autoras mais premiadas em todos os tempos. Leia mais