- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Lolita
Vladimir Nabokov*
Lolita é o livro de estréia da coleção Biblioteca da Folha. De quebra, este primeiro volume é gratuito, que será distribuído com o Jornal FSP do próximo domingo, dia 08. E quanto aos demais, o preço de cada exemplar também será muito razoável: R$ 11,50 a R$ 13,50. A coleção reúne 30 dos mais célebres romances do século 20 em edições em capa dura, como “No Caminho de Swann”, de Marcel Proust, “Morte em Veneza”, de Thomas Mann, e “O Processo”, de Franz Kafka.
"Lolita" é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.
Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.
Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.
Escrito num estilo inimitável - mas não intraduzível, como bem se verá -, "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.
Saiba mais sobre VLADIMIR NABOKOV
"Zembla - The Nabokov Butterfly Net" - Site dedicado ao escritor russo Vladimir Nabokov, autor, entre outros, de "Lolita". Os interessados podem encontrar fotos, ensaios sobre seu trabalho, textos críticos e uma bibliografia comentada.
Sobre o Autor
Vladimir Nabokov:
Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo (Rússia), numa família da antiga aristocracia. Em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique obriga a família a abandonar a nova União Soviética e ir para a Inglaterra. Nabokov estuda em Cambridge até 1922, licenciando-se em literatura russa e francesa. Em seguida, muda-se para Berlim, onde dá aulas de tênis e inicia sua produção literária. "Lolita" é seu principal romance.
LEIA MAIS

Após o premiado Dezembro indigesto, o escritor Ronaldo Cagiano mineiro radicado em Brasília mal deixou a poeira abaixar e nos apresenta Concerto para arranha-céus, mais um exemplo de vitalidade dos autores da nova geração.
Leia mais

Não há saídas, só ruas, viadutos, avenidas assim canta Itamar Assumpção no seu clássico Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava! Não há saídas, só crimes, pesadelos, feridas: é o que nos diz Ronaldo Cagiano neste Concerto para arranha-céus. Leia mais