- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Esquerda em Processo
Editora Vozes Ltda*
Há muitos anos escrevendo a respeito de dilemas que envolvem as ideologias da esquerda contemporânea e as amargas heranças das experiências socialistas do nosso tempo, Tarso Genro ( Ministro da Educação do Governo Lula) aprofunda, neste livro, as grandes transformações e conquistas sociais por que passa a sociedade de nossa época.
Analisa, ao mesmo tempo, a estrutura e a qualidade do processo de redefinição estratégica e política que ocorre nas esquerdas no Brasil e no mundo. A quebra de paradigmas evidenciada, sobretudo, nos últimos anos teve diferentes correntes de pensamento político. Ao confrontar a questão central sobre "como construir um projeto nacional democrático e moderno, num ambiente dominado pela globalização neoliberal?", Tarso Genro apresenta e discute as várias receitas teóricas e pragmáticas surgidas nesse contexto e propõe, como questão central, a priorização da luta por inclusão, a busca da recoesão social, o estabelecimento do projeto nacional e a distribuição de renda, contribuindo, assim, para a recriação de um projeto humanista verdadeiramente democrático.
Tarso Genro, advogado e político, foi deputado federal e duas vezes prefeito de Porto Alegre. Atualmente ministro da Educação, com a profunda visão política da história e a análise crítica que lhe são próprias, oferece-nos mais esta obra que vem somar-se às outras publicadas sobre Direito de Trabalho, Filosofia do Direito e de Política, e principalmente, Futuro por amar e Crise da democracia, já publicadas pela Editora Vozes.
"Trata-se, no presente, de dar sentido a uma utopia democrática de caráter reformista, que quer produzir conquistas civilizatórias que não tenham possibilidade de retrocesso. Toda a esquerda. Em escala mundial, está em processo de mudanças. Essas mudanças tanto podem se dar num sentido negativo e anti-humanista como positivo. Como não há precedente histórico nem uma teoria da transição de um modelo de modernização conservadora vinculados ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social, temos, ao mesmo tempo, que teorizar e praticar. Devemos fazê-lo com cautela para não jogar essa experiência fora" (trecho do livro).
Sobre o Autor
Editora Vozes Ltda:
Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730
LEIA MAIS

Barry Paris coloca seu talento e erudição a serviço da primeira biografia completa de Greta Garbo, baseada em material inédito e anos de pesquisa regida por rigor acadêmico. Garbo nos traz revelações surpreendentes e fascinantes sobre o mistério, a carreira meteórica e a personalidade enigmática de uma das atrizes de maior sucesso do século XX. Leia mais

"Paisagens Noturnas", de Vera Carvalho Assumpção, trata com elegância um tema que facilmente teria caído no realismo quase banal das ficções que realçam a violência. Nesse sentido, mais do que cumprir o script, a obra busca novos rumos e novos enredos para o gênero policial. O romance está bem amarrado e o desenvolvimento da história consegue prender o leitor do começo ao fim. Leia mais