início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Esquerda em Processo

Editora Vozes Ltda*

Há muitos anos escrevendo a respeito de dilemas que envolvem as ideologias da esquerda contemporânea e as amargas heranças das experiências socialistas do nosso tempo, Tarso Genro ( Ministro da Educação do Governo Lula) aprofunda, neste livro, as grandes transformações e conquistas sociais por que passa a sociedade de nossa época.

Analisa, ao mesmo tempo, a estrutura e a qualidade do processo de redefinição estratégica e política que ocorre nas esquerdas no Brasil e no mundo. A quebra de paradigmas evidenciada, sobretudo, nos últimos anos teve diferentes correntes de pensamento político. Ao confrontar a questão central sobre "como construir um projeto nacional democrático e moderno, num ambiente dominado pela globalização neoliberal?", Tarso Genro apresenta e discute as várias receitas teóricas e pragmáticas surgidas nesse contexto e propõe, como questão central, a priorização da luta por inclusão, a busca da recoesão social, o estabelecimento do projeto nacional e a distribuição de renda, contribuindo, assim, para a recriação de um projeto humanista verdadeiramente democrático.

TARSO GENRO Tarso Genro, advogado e político, foi deputado federal e duas vezes prefeito de Porto Alegre. Atualmente ministro da Educação, com a profunda visão política da história e a análise crítica que lhe são próprias, oferece-nos mais esta obra que vem somar-se às outras publicadas sobre Direito de Trabalho, Filosofia do Direito e de Política, e principalmente, Futuro por amar e Crise da democracia, já publicadas pela Editora Vozes.

"Trata-se, no presente, de dar sentido a uma utopia democrática de caráter reformista, que quer produzir conquistas civilizatórias que não tenham possibilidade de retrocesso. Toda a esquerda. Em escala mundial, está em processo de mudanças. Essas mudanças tanto podem se dar num sentido negativo e anti-humanista como positivo. Como não há precedente histórico nem uma teoria da transição de um modelo de modernização conservadora vinculados ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social, temos, ao mesmo tempo, que teorizar e praticar. Devemos fazê-lo com cautela para não jogar essa experiência fora" (trecho do livro).


Sobre o Autor

Editora Vozes Ltda: Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Ao vencedor, mais dores,  por Jorge Pieiro.
O crítico literário Paulo Franchetti deixa de ser pedra e vira vitrine. Ele estreou com o livro "O sangue dos dias transparentes" reunindo 31 contos curtos pela Ateliê Editorial.  Leia mais
Alternativas para bons contistas brasileiros OU o caminho de Jeová,  por Vivaldo Lima Trindade.
Dentro desta perspectiva temos acompanhado o surgimento de bons contistas em todo o mundo civilizado. E o Brasil não é exceção. Quem não parece sensibilizado com o vigor e a qualidade do gênero parecem ser nossas editoras, reservando uma parcela mínima do mercado, que é ainda menor quando o autor é nacional e anônimo.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página