- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Biografia da Cidade - Crônica de Brasília
Joanyr de Oliveira*
Acaba de sair do prelo da LGE editora mais um livro de Joanyr de Oliveira, escritor pioneiro de Brasília, onde reside desde 1960.
Sua primeira obra literária no DF foi Poetas de Brasília, de 1962, uma coletânea com trabalhos dos melhores autores aqui residentes, como Anderson Braga Horta, Alfonsus de Guimaraens Filho, José Santiago Naud, Afonso Felix de Sousa e Lina Peixoto Del Peloso. Foi o passo inicial da literatura brasiliense. Nas décadas seguintes, Joanyr de Oliveira lançou outras coletâneas e obras individuais, entre as quais Poesia de Brasília, que obteve o “Prêmio Fernando Pessoa”, da União Brasileira de Escritores-Rio.
A obra recém-lançada, Biografia da Cidade, é constituída de 2l poemas que têm Brasília como tema (colhidos da obra do autor) e uma síntese histórica desde os integrantes da Conjuração Mineira, que propugnavam por uma capital interiorana, passando por Hipólito José da Costa (no "Correio Braziliense", de Londres) e vários outros, até Juscelino Kubitschek e a inauguração da terceira capital da república brasileira. O livro, em papel couché e ilustrado por várias fotos coloridas da cidade, contém uma Bibliografia Brasiliense com informações aos estudiosos sobre vários livros de historiadores, sociólogos, romancistas, ficcionistas e poetas, que elegeram Brasília como tema..
Na apresentação, escreve Jason Tércio: "Joanyr de Oliveira não é apenas um poeta, contista, cronista e antologista dos mais respeitáveis do país. É antes de tudo um patrimônio da cultura brasiliense e brasileira. A qualidade de sua poesia, reconhecida pela crítica mais exigente e comprovada por importantes prêmios literários, há muito ultrapassou as fronteiras de Brasília e do Brasil, figurando em publicações da Argentina, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, e Índia."
O texto de Jason Tércio informa que: "Os 21 poemas de Joanyr nesta coletânea, ilustrados por esplêndidas fotos de Ivaldo Cavalcante, percorrem diferentes épocas de sua produção poética, mas todos transmitem um envolvimento visceral com todos os aspectos da cidade. O poeta alterna visões líricas ("amorosa e clara/ a cidade/ voa/ com as as próprias/ asas") com críticas à exclusão social ("do candango é o legado/ o soluço e o vazio/ sobre a esquálida carcaça"). Um livro, portanto, que exprime com perfeição a síntese literária e visual da cidade em toda a sua complexidade, muito além dos esteriótipos e maniqueísmos oficiais."
Sobre o Autor
Joanyr de Oliveira:
Escritor e Poeta. De Minas para o mundo. De Aimorés, Brasília.
Autor de uma imensa e respeitável obra poética.
Visite o site do poeta JOANYR DE OLIVEIRA
LEIA MAIS
Língua Ácida, por Rubens Shirassu Júnior.A sátira é um estilo fortemente mestiço, que proporciona uma desierarquização de valores altamente crítica, com dose de preconceito, e ninguém escapa da verve mordaz e contraditória do poeta paulista Glauco Mattoso. Leia mais
Lolita, por Vladimir Nabokov.
Lolita é o livro de estréia da coleção Biblioteca da Folha. De quebra, este primeiro volume é gratuito, que será distribuído o Jornal FSP do próximo domingo, dia 08. Leia mais