início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

LIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Rui Barbosa*

Considerado um texto clássico da cultura brasileira, Oração aos Moços está de volta às livrarias em nova edição. Com prefácio do advogado, professor e ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, e ilustração inédita de Cássio Loredano, o livro recoloca em discussão aquele que é apontado por muitos como o legado de Rui Barbosa às novas gerações.

Com a saúde debilitada, Rui aproveitou o convite para ser paraninfo dos formandos da turma de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e fez um balanço de suas atividades como advogado, jornalista e ativo participante na vida pública brasileira: combateu a escravidão, lutou pelo fim da Monarquia e a proclamação da República, foi quatros vezes candidato derrotado à Presidência, e representou o Brasil na célebre Conferência de Haia, na Holanda.

Impedido pelos médicos de comparecer à cerimônia nas Arcadas, escolheu, então, o professor Reinaldo Porchat para ler o discurso, cuja leitura foi interrompida inúmeras vezes pelos aplausos entusiasmados dos estudantes. Era a consagração de Oração aos Moços, uma obra que até hoje tem gerado inúmeros estudos.

Sua importância está ressaltada no prefácio de Miguel Reale Júnior: “... sua atualidade chega a ser surpreendente, tornando-se obrigatório ao moço de hoje, da sociedade eletrônica, neomoderna, meditar sobre os conselhos que brotam seguidamente do texto”.

Discutindo valores, posturas, princípios, Oração aos Moços torna-se ainda mais atual quando aborda a ética e conclama pela justa aplicação da lei: ”... o direito dos mais miseráveis dos homens, o direito do mendigo, do escravo, do criminoso, não é menos sagrado, perante a justiça, que o do mais alto dos poderes. Antes, com os mais miseráveis é que a justiça deve ser mais atenta”.

Completando esta edição, uma cronologia aponta os principais momentos da vida e carreira de Rui Barbosa.

Sobre o Autor

Rui Barbosa: Maior jurista brasileiro.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Atlas Interativo do Pontal do Paranapanema,  por Arlete A. C. Meneguette.
A tese e o Atlas mostram o desenrolar da situação do Pontal do Paranapanema. Vemos que a devastação ambiental foi rápida demais, embora ainda reste um Parque, o do MORRO DO DIABO.  Leia mais
Montenegro & Bettini: Encontro de Portugal e Itália no Brasil,  por Frederico Grinberg Jr.
Surpreendentemente, um livro de família bem feito e gostoso de ler. Reúne os dados dos descendentes do casal de ULTIMINA BETTINI (italiana) e VIRIATO MONTENEGRO (descendente de portugueses). Um encontro no Brasil.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página