início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Canção dentro da Noite

Ronaldo Cagiano*

"Ronaldo Cagiano é manifestamente uma das grandes expressões literárias da nova geração de escritores brasileiros. Contista, ensaísta, articulista e poeta, veicula suas idéias, sentimentos e anseios com estilo próprio de quem reconhece na forma elemento essencial para a dicção artística. Seu discurso é fluente, sua frase clara, suas imagens criativas, sua originalidade nítida, tudo conformando a melhor literatura. 

Canção dentro da noite é a conseqüência natural de seu talento multifacetado, pois o poeta Ronaldo Cagiano não é menos denso e admirável do que o pluralista escritor e jurista que todos conhecem, no seu desvendar-se cotidiano, pelas paginas da imprensa especializada do Brasil.

O livro é uma viagem pelo interior profundo de suas aspirações, crenças e ideais, em que o rio de sua inspiração corre entre as margens da introversão lírica e da introversão social. 

E o resultado é o descortinar de maravilhosa obra da mais autêntica poesia, em que a própria liberdade da forma não agride a técnica de expressão, sobre o clássico e o moderno se unirem, sem traumas ou conflitos. 

Seus versos não são bons, são ótimos. E merecem ser lidos por tantos quantos, neste país ainda em busca do próprio destino, encontram um porto seguro nos braços da poesia." Ives Gandra da Silva Martins, da Academia Paulista de Letras. 

"Com esta Canção dentro da Noite, Ronaldo Cagiano conquista um espaço definitivo no território de nossa melhor poesia. Mineiro de Cataguases, com sua verde literatura de artistas visionários, Ronaldo está na linha dos escritores que a gente lê com prazer, pela sua capacidade de conciliar as tradições de seu povo com os ventos da modernidade e as esperanças do futuro.

Rastreando sua poesia, reveladora de uma rica experiência de cultura, encontramos a preocupação social e política e ouvimos o grito forte contra a injustiça a nos lembrar um Castro Alves de nosso tempo. Costuma ser raro, sobretudo no texto político, mas estamos frente a uma literatura situada da forma e, muitas vezes, o lirismo e a beleza de um estilo que garimpa mistérios e estrelas". Jacinto Guerra.

Sobre o Autor

Ronaldo Cagiano: De Cataguases, cidade mineira berço de tradições culturais e importantes movimentos estéticos, surgiu Ronaldo Cagiano. É funcionário da CAIXA. Colabora em diversos jornais do Brasil e exterior, publicando artigos, ensaios, crítica literária, poesia e contos, tendo sido premiado em alguns certames literários. Participa de diversas antologias nacionais e estrangeiras. Publica resenhas no Jornal da Tarde (SP), Hoje em Dia (BH), Jornal de Brasília e Correio Braziliense, dentre outros. Tem poemas publicados na revista CULT e em outros suplementos. Obteve 1º lugar no concurso "Bolsa Brasília de Produção Literária 2001" com o livro de contos "Dezembro indigesto”.

Organizou também várias antologias, entre elas: Poetas Mineiros em Brasília e Antologia do Conto Brasiliense.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Memórias de sobreviventes,  por Ronaldo Cagiano.
Paragens é composto de narrativas ao mesmo tempo pungentes e poéticas, reforçando aquela premissa de que nos fala Paul Auster, que deve nortear o trabalho de qualquer autor comprometido com a verdade: Um escritor só pode ser bom se tiver a honestidade de ir ao fundo, ao céu, ao inferno, doa o que doer.  Leia mais
TAL VEZ TALVEZ,  por Dílson Lages Monteiro.
Os poemas de “O Sabor dos Sentidos” estão carregadas destas marcas de intencionalidades, cuja fonte reside nas imagens sinestésicas que o poeta emprega com muita originalidade e que apontam para um dos principais artifícios da poesia, a metáfora. A poesia de Dilson Lages, melhor os poemas, estão prenhes destes recursos.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página