- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Magia de contar de histórias
Ronaldo Cagiano*
Praticamente desconhecida entre nós, a literatura búlgara chega aos leitores brasileiros com os "Contos de Tenetz", de Yordan Raditchkov (Ed. Thesaurus, 2005, 125 pgs., R$ 25), em tradução de Rumen Stoyanov e Anderson Braga Horta, enriquecida por apontamentos sobre a obra e o estilo do autor e outras informações sobre a cultura búlgara.
De Raditchkov, até então só tínhamos conhecimento de uma seleção traduzida em 1965 por Wânia Filizola, para a editora carioca Leitura, e o conto "Tenetz", publicado em 1974, no Caderno de Sábado, do Correio do Povo, de Porto Alegre, e no Suplemento Literário de Minas Gerais.
Há em sua escritura a vinculação a uma atmosfera que poderíamos identificar como primitivismo lírico, uma espécie de arte literária naïf. Nesses contos é muito nítida uma concepção narrativa inspirada em universos lúdicos, em cenas campestres e atmosferas bucólicas, além de uma captura do folclore nacional, como uma pintura da vida simples e do despojamento das pessoas do interior, na tentativa de recuperar a ancestralidade cultural e mitológica que povoa o imaginário das aldeias da Bulgária. Seu trabalho preza pela simplicidade na forma e por certa ingenuidade temática, mas com uma linguagem que não despreza a densidade nem prescinde da poesia.
Característica marcante nesses contos é o viés do supra-real ou do realismo mágico, na fluência de histórias inverossímeis, mas carregadas de ternura. Revelam a fantasia e o fascínio das alegorias infantis e mesclam elementos da cultura medieval, do coloquialismo pátrio e da prosa moderna. Os recursos da imaginação, seu ponto alto, são invocados com a habilidade de quem transporta o leitor para o mundo dos sonhos, como os grandes contadores de histórias da literatura universal.
Exemplo da singeleza e do encantamento provocados pelos contos, vamos encontrar, por exemplo, peixes habitando árvores, a palavra corporificada tendo vida e alma ou uma legião de seres estranhos ("verbludes"), que migram da lua para outros tempos lugares, transformando tudo em areia. "Contos de Tenetz" é um livro de histórias que, à primeira leitura, parecem escritas para crianças, por seu influxo fabulatório, mas se direcionam a qualquer idade, pois revelam a preocupação do autor em despertar, pela via do inusitado, uma reflexão sobre o absurdo da própria existência, questionando a realidade, esta sim, cada dia mais absurda, claustrofobia e excludente.
Oportuna e bem cuidada edição que a editora brasiliense traz ao público, aproximando leitores e críticos de um autor representativo em seu país. Traduzido em mais de trinta idiomas, Raditchkov morreu em 2004, aos 75 anos, deixando de 60 livros, entre contos, romances e novelas e mais de uma dúzia de peças teatrais.
Contos de Tenetz, de Yordan Raditchkov
Tradução Rumen Stoyanov e Anderson Braga
Thesaurus Editora, DF, 2005, 125pgs. R$25
Pedidos: (61) 3344-3738
Sobre o Autor
Ronaldo Cagiano:
De Cataguases, cidade mineira berço de tradições culturais e importantes movimentos estéticos, surgiu Ronaldo Cagiano. É funcionário da CAIXA. Colabora em diversos jornais do Brasil e exterior, publicando artigos, ensaios, crítica literária, poesia e contos, tendo sido premiado em alguns certames literários. Participa de diversas antologias nacionais e estrangeiras. Publica resenhas no Jornal da Tarde (SP), Hoje em Dia (BH), Jornal de Brasília e Correio Braziliense, dentre outros. Tem poemas publicados na revista CULT e em outros suplementos. Obteve 1º lugar no concurso "Bolsa Brasília de Produção Literária 2001" com o livro de contos "Dezembro indigesto”.
Organizou também várias antologias, entre elas: Poetas Mineiros em Brasília e Antologia do Conto Brasiliense.
LEIA MAIS

Não são apenas as novelas brasileiras que estão invadindo Portugal. Com dois contos publicados na revista Ficções (7Letras) em 2002, Veronica Stigger teve seu livro de estréia publicado pela editora portuguesa Angelus Novus em 2003. A edição brasileira de O trágico e outras comédias espera repetir o sucesso já conquistado no exterior. Leia mais

O livro discute sobre o alcance e os limites da incorporação da linguagem, seu papel, seus fundamentos teóricos e suas dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas nas Ciências Sociais.
Leia mais