início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Biodiversidade na Amazônia Brasileira

Henrique Chagas*

Instituto Socioambiental - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - Grupo de Trabalho Amazônico -- Instituto Sociedade, População e Natureza - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Conservation International do Brasil e a Editora Estação Liberdade convidam para o lançamento do livro BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Avaliação e ações prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios.

Obra de referência para o planejamento estratégico da Amazônia no século XXI, foi produzida a partir dos resultados do Projeto "Avaliação e Identificação de Ações Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Beneficios da Biodiversidade da Amazônia Brasileira". Reúne, em 546 páginas, 27 artigos, mais de 100 mapas, tabelas, banco de dados e fotos de Araquém Alcântara,Pedro Martinelli, Beto Ricardo, Paulo Santos e Michel Pellanders.

Recomendações

"O livro "Biodiversidade na Amazônia Brasileira" não se limita a fazer inventários. Seu ponto forte é o uso da ferramenta sistema de informações geográficas para integrar dados relativos às mesmas coordenadas, antes dispersos na literatura científica e por muitos órgãos de governos municipais, estaduais e federal.
O mesmo foi feito com as próprias recomendações do seminário de 1999 em Macapá. Das 385 áreas prioritárias identificadas, verificou-se que 122 (32%) coincidem com unidades de conservação já existentes -nesse caso, trata-se portanto de dar prioridade à sua efetivação. Outras 148 (38%) estão sobrepostas com terras indígenas, e em algum momento será preciso criar algo como as RIRNs.

O problema maior está nas 115 áreas identificadas (30%) que não contam hoje com proteção alguma, no papel ou fora dele. Para sanar essa deficiência, foi proposta a criação de 80 novas unidades de conservação, um acréscimo de 117% sobre a área hoje protegida. Está tudo lá no livro, item por item, mapa por mapa, área por área, com grau de prioridade, localização, municípios abrangidos, tipos de vegetação, ações recomendadas e um generoso etc.

Não falta lugar para a Amazônia no mapa do Brasil, nem diagnóstico com qualidade e resolução espacial. O que está faltando é um projeto para a região, mas tudo indica que ele já começa a se esboçar nas pranchetas digitais. Falta chegar às mesas de madeira nobre de quem realmente decide. (MARCELO LEITE - EDITOR DE CIÊNCIA - Folha de São Paulo, 16/12/2001, Caderno Amazônia)."

A milícia dos gaviões - Armada de espingardas, revólveres e arcos-e-flechas, milícia de reserva indígena faz ronda em camionete. Índios gaviões, considerados exímios arqueiros, competem entre si com suas armas na Reserva Indígena Mãe Maria (Pará) (Lalo de Almeida/Folha Imagem )




Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

No comboio entre Lisboa e Porto,  por Adelto Gonçalves.
Ronaldo Andrade, 28 anos, nascido em frente ao mar de Santos, São Paulo, passou três anos na Europa, entre Lisboa, Barcelona e Paris. De Portugal, de suas viagens de trem entre Lisboa e o Porto, trouxe uma história que colocou no papel, a novela A mulher do comboio, que saiu em livro em edição de autor.  Leia mais
Areias Movediças....,  por Adelina Velho da Palma.
De Portugal, recebo "Areias Movediças....". Leio devagar, são contos repletos de inquietações, como propõe o título deste livro da lisboeta Adelina.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página