início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

As Vidas de Katherine

Clair de Mattos*

“As Vidas de Katherine” é o novo livro de  Clair de Mattos, uma obra de excelente qualidade literária.  Clair de Mattos está entre as melhores escritoras da atualidade. Recebi seu livro com satisfação e tenho o prazer de lê-lo e divulgá-lo entre os leitores de nosso sítio cultural.

Nele encontramos a narrativa da vida de Katherine Vlasack, imigrante polonesa que, à espera da morte, relembra seu passado, desde sua chegada ao Brasil, ainda criança, em meados do Século XIX A menina Vlasack é adotada por uma cafetina de luxo, que se faz passar por dama da alta sociedade. As duas moram no Solar, junto a prostitutas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Nesta primeira parte do livro, o leitor depara-se com uma virada, ao descobrir, a partir da narrativa da criada Josephina, a verdadeira história de Madame Isabelle e da adoção. Na adolescência a moça é enviada a um colégio interno, onde descobre seu talento para o canto. Segunda virada: além de herdar muito dinheiro da falecida Isabelle, consagra-se no Brasil e na Europa como cantora lírica. E por muitas vezes a história toma outros rumos. As tramas se sucedem, por vezes se enroscam e cada momento de sua biografia ganha a importância de uma nova história.

Tem como personagens secundários Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Visconde de Mauá, entre outros. Mas o que nos é narrado é a fascinante história de Katherine Vlasack, que poderia ser a de qualquer mulher, que, perseguida pela fatalidade, é levada aos pavimentos escuros e sombrios de sua própria alma inexplorada.

LANÇAMENTO da RAZÃO CULTURAL.

Sobre o Autor

Clair de Mattos: Escritora profissional e artista plástica amadora. Escreve desde mocinha, mas só publicou seu primeiro livro, "A Volta do Tempo" em 1981. Com este livro ganhou o prêmio de "Escritor Revelação do Ano". Daí por diante, nunca mais parou.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Rabeca, o Som Inesperado, decifra o enigma de um rico instrumento popular,  por José Eduardo Gramani.
Pesquisa do músico e compositor José Eduardo Gramani (1944-1998) é lançada em livro independente.  Leia mais
CARASSOTAQUE,  por Luís Augusto Fischer.
CARASSOTAQUE é um romance cujo tema central é o medo; o medo generalizado, silencioso e coletivo de toda a população de um local (imaginário), um país chamado Austral-Fênix, no qual os habitantes nativos perderam suas faces e suas cabeças. Ali apenas os estrangeiros mantém suas cabeças e vêem a todos os circunstantes com elas. E são vistos pelos habitantes locais também com suas próprias cabeças, daí serem apontados como os carassotaques. O livro é uma metáfora sobre o poder, sobre o autoritarismo demagógico, sobre a atmosfera opressiva e secreta que envolve e domina a todos, sobre a xenofobia, sobre o racismo e a discriminação contra os estrangeiros (ou todos os indivíduos que sejam considerados diferentes).  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página