- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
As Vidas de Katherine
Clair de Mattos*
“As Vidas de Katherine” é o novo livro de Clair de Mattos, uma obra de excelente qualidade literária. Clair de Mattos está entre as melhores escritoras da atualidade. Recebi seu livro com satisfação e tenho o prazer de lê-lo e divulgá-lo entre os leitores de nosso sítio cultural.
Nele encontramos a narrativa da vida de Katherine Vlasack, imigrante polonesa que, à espera da morte, relembra seu passado, desde sua chegada ao Brasil, ainda criança, em meados do Século XIX A menina Vlasack é adotada por uma cafetina de luxo, que se faz passar por dama da alta sociedade. As duas moram no Solar, junto a prostitutas de diversas partes do Brasil e do mundo.
Nesta primeira parte do livro, o leitor depara-se com uma virada, ao descobrir, a partir da narrativa da criada Josephina, a verdadeira história de Madame Isabelle e da adoção. Na adolescência a moça é enviada a um colégio interno, onde descobre seu talento para o canto. Segunda virada: além de herdar muito dinheiro da falecida Isabelle, consagra-se no Brasil e na Europa como cantora lírica. E por muitas vezes a história toma outros rumos. As tramas se sucedem, por vezes se enroscam e cada momento de sua biografia ganha a importância de uma nova história.
Tem como personagens secundários Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Visconde de Mauá, entre outros. Mas o que nos é narrado é a fascinante história de Katherine Vlasack, que poderia ser a de qualquer mulher, que, perseguida pela fatalidade, é levada aos pavimentos escuros e sombrios de sua própria alma inexplorada.
LANÇAMENTO da RAZÃO CULTURAL.
Sobre o Autor
Clair de Mattos:
Escritora profissional e artista plástica amadora. Escreve desde mocinha, mas só publicou seu primeiro livro, "A Volta do Tempo" em 1981. Com este livro ganhou o prêmio de "Escritor Revelação do Ano". Daí por diante, nunca mais parou.
LEIA MAIS

Pavios Curtos distingue-se como um livro de "insights poéticos, concretos, imagens e variantes" e com esse leque de recursos Aloise deu espaço a diversas vozes e com elas construiu um lúdico memorial da sua experiência teórica e humana. Leia mais

120 HORAS é o relato assustador e quase real de uma conspiração diabólica que arrasta homens e mulheres comuns para um labirinto de situações insólitas e nebulosas. Leia mais