início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

A esperança por um fio

.::. Verdes Trigos Cultural .::.*

A estréia do romancista Menalton Braff - o grande vencedor do prestigiado prêmio Jabuti, em 2000 - na literatura juvenil apresenta uma obra que poderia ser considerada, de forma apressada, de natureza pessimista.

Em A esperança por um fio, porém, o que os leitores encontram é uma história repleta de fatos realisticamente aflitivos, mas que têm o dom decisivo de amadurecer o jovem personagem central, Artur.

"Artur não é um ser com uma coragem fora do comum. Ao contrário, é um ser humano de carne e osso", comenta o autor de A esperança por um fio. A coragem é adquirida no transcurso de fatos dramáticos, como a séria doença do pai que muda a rotina de sua vida.

Narrando sua própria história, o adolescente nos conta que seu pai é vítima de um aneurisma e sobrevive graças à ajuda de aparelhos numa UTI. Com sérias dificuldades financeiras, a família é obrigada a mudar-se da capital para o interior. O único alento de Artur nessa mudança é a possibilidade de estar mais próximo da prima, sua paixão secreta. Mas ele descobre que ela já tem namorado. Para complicar, a esperança de Artur pela recuperação do pai é abalada ainda mais quando tia Rute sugere que se faça a eutanásia.

Artur precisa estar à frente dos acontecimentos e mostrar, sob o risco de se perder pelo caminho, que tem condições de dar conta das cobranças que a vida lhe faz.

Na verdade, o primeiro trabalho de Menalton Braff no campo literário juvenil tem um caráter bastante otimista. Mostra que infância e adolescência são paradas obrigatórias de uma longa estrada. O futuro, imprevisível, exige que nos preparemos para enfrentá-lo adequadamente.

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Cronista desvela a alma de Brasília,  por Ronaldo Cagiano.
Este livro traz 60 crônicas, publicadas entre 2000 e 2002 no jornal "Correio Braziliense", nas quais Rogério Menezes descreve Brasília de uma maneira surpreendente.  Leia mais
Os Aromas do Deserto,  por Viegas Fernandes da Costa.
O livro "Os Aromas do Deserto" é o relato dos dois anos que a autora morou na Somália. Um relato emocionante, lírico e que desperta a nossa curiosidade a respeito de um povo distante e diferente.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página