início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

A esperança por um fio

.::. Verdes Trigos Cultural .::.*

A estréia do romancista Menalton Braff - o grande vencedor do prestigiado prêmio Jabuti, em 2000 - na literatura juvenil apresenta uma obra que poderia ser considerada, de forma apressada, de natureza pessimista.

Em A esperança por um fio, porém, o que os leitores encontram é uma história repleta de fatos realisticamente aflitivos, mas que têm o dom decisivo de amadurecer o jovem personagem central, Artur.

"Artur não é um ser com uma coragem fora do comum. Ao contrário, é um ser humano de carne e osso", comenta o autor de A esperança por um fio. A coragem é adquirida no transcurso de fatos dramáticos, como a séria doença do pai que muda a rotina de sua vida.

Narrando sua própria história, o adolescente nos conta que seu pai é vítima de um aneurisma e sobrevive graças à ajuda de aparelhos numa UTI. Com sérias dificuldades financeiras, a família é obrigada a mudar-se da capital para o interior. O único alento de Artur nessa mudança é a possibilidade de estar mais próximo da prima, sua paixão secreta. Mas ele descobre que ela já tem namorado. Para complicar, a esperança de Artur pela recuperação do pai é abalada ainda mais quando tia Rute sugere que se faça a eutanásia.

Artur precisa estar à frente dos acontecimentos e mostrar, sob o risco de se perder pelo caminho, que tem condições de dar conta das cobranças que a vida lhe faz.

Na verdade, o primeiro trabalho de Menalton Braff no campo literário juvenil tem um caráter bastante otimista. Mostra que infância e adolescência são paradas obrigatórias de uma longa estrada. O futuro, imprevisível, exige que nos preparemos para enfrentá-lo adequadamente.

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Tributo a Charles Spencer Chaplin,  por Henrique Chagas.
Trata-se de uma coletânea de pequenos monólogos, (5 a 10 minutos cada) especiais, portanto, para crianças de até doze anos.  Leia mais
Quem são os verdadeiros animais?,  por Ronaldo Cagiano.
"Verdadeiros animais" é composto de 11 contos surpreendentes. Em todos eles, a narrativa crua e direta da autora, Hannah Tinti, exerce impacto sobre o leitor, seja pelo mistério da trama, seja pelas características de seus personagens, pelo bizarro das situações ou pela simples constatação de que os animais, no livro, funcionam não exatamente como metáforas, mas como um reflexo distorcido das agruras e desventuras humanas.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página