início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Terrorismo Internacional: Fundamentalismo Religioso e Globalização

Henrique Chagas*

O Professor EVILASIO J. ARAUJO acaba de lançar o livro "Terrorismo Internacional: Fundamentalismo Religioso e Globalização", sua dissertação de mestrado em Relações Internacionais, na Universidade de Brasília, tratando das questões mais preocupantes do cenário internacional atual, em que são apresentadas a origem da psiqué do terrorista, a evolução dos conflitos políticos do Século XX e sua inserção no terrorismo mundial, os extremismos existentes e potenciais no Islamismo, Judaísmo e Cristianismo, inclusive racismo, filosofia da morte, e a resistência à globalização como expressão de antagonismo religioso. Trata, também, da política externa equivocada dos Estados Unidos para o Oriente Médio e da dificuldade ocidental de compreender a performance do pensamento oriental em questões místicas.

Trata-se de obra inédita, no Brasil, com tema atual, de proveito para pessoas de todos os segmentos sociais, inclusive professores, juristas, políticos, estudantes de Direito, Relações Internacionais, História, Sociologia e Psicologia, por suas repercussões em várias disciplinas das Ciências Humanas. É uma obra acadêmica, com prefácio do Professor ALCIDES COSTA VAZ, Diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, e apresentação, nas abas do livro, do Embaixador JOSÉ OSVALDO DE MEIRA PENNA, Professor e ex-Embaixador do Brasil em Israel, Nigéria, Chipre, Polônia, Noruega, Equador e ex-Secretário da Embaixada brasileira na Turquia, além de contar, na última capa, com comentário do Dr. SAMUEL GOLDNER, Presidente da Federação Israelita do Centro-Oeste FICO.

O livro tem formato 15,5 x 22 cm, e possui 279 páginas, com belíssimo acabamento, em papel pólen 80, e capa em papel couché 240 e plastificação em brilho. Ademais, a obra traz um resumo em português, inglês e hebraico, contando com orelhas, com índice remissivo e vasta bibliografia. A obra possui extensa bibliografia (mais de 300 livros, em português, inglês, francês, espanhol, hebraico e árabe)

EVILASIO J. ARAUJO, que é também coordenador jurídico da CAIXA, no seu Juridico Regional em Brasília, Professor do Centro Universitário de Brasília, Especialista em América Latina, pela UnB, e Representante do Brasil em eventos estratégicos nos EUA e Alemanha, e agora mestre em Relações Internacionais, têm uma extensa obra relacionada à temática desenvolvida no presente livro: "Os Judeus, o Terceiro Milênio e a Humanidade" (um livro sobre a História de Israel, "A Kabalah e o Sentido da Vida" e "O Novo Testamento - Uma Visão Judaica". Todos disponíveis na Livraria Herança Judaica, em Brasília (Tel. [61] 340-8223); e-mail: livrariajudaica@yahoo.com.br ou diretamente com o autor: evilasio.araujo@pop.com.br

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Poetas na capital: mineiros fundem linguagens diversas,  por Alexandre Guiote.
Ao todo são 153 poemas que costuram uma colcha de retalhos de estilos que vão do romantismo às manifestações contemporâneas brasileiras.
 Leia mais
O FUTURO E A ILUSÃO - Um embate com Freud sobre psicanálise e religião,  por Editora Vozes Ltda.
Psicanalistas, psiquiatras, teólogos e educadores, trouxeram o embate entre Freud e Pfister para o século XXI e apresentam neste livro suas considerações sobre desamparo, ciência e religião, baseadas na discussão entre os dois psicanalistas.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página