- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Uma aposta pela América Latina
.::. Verdes Trigos Cultural .::.*
A Editora Paulus, de São Paulo, acaba de publicar em língua portuguesa o livro "Uma aposta na América Latina – Memória e destino histórico de um continente", de autoria do Prof. Guzmán M. Carriquiry Lecour, Subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos.
Segundo o autor, "a América Latina pode sair revigorada da prova, encorajada pelos sinais de recuperação econômica e sustentada por uma fase de crescimento em nível mundial, mas, sobretudo, mais consciente e unida diante dos grandes compromissos que deverá enfrentar".
SINOPSE:
A conclusão da Guerra Fria e do mundo bipolar de Talta tornou obsoletos muitos quadros de referência mental. A sociologia da modernização, a teoria da dependência, a teologia da libertação e as estratégias revolucionárias não estão mais na ordem do dia; aparecem como evidentemente inadequadas. Desmoronam também os paradigmas do neoliberalismo ortodoxo do ¨conselho de Washington¨, difundidos desde o início da década de noventa.
O objetivo deste livro é propor algumas chaves de leitura e de perspectiva sobre a América Latina, considerando-a em sua hodierna realidade ¨global¨. Visa perceber as tendências emergentes no desenvolvimento, a partir da reviravolta histórica dos anos 1989-1992, as mudanças decisivas às repercussões do atentado terrorista de 11 de setembro; procura delinear os interesses ideias e históricos da América Latina, o seu possível protagonismo no quadro da globalização, da nova ordem mundial, do orbe católico e das grandes batalhas nas primeras décadas do século XXI. Uma vez que isto se entrelaça, agora mais do que nunca, com os Estados Unidos, enquanto ¨império global¨ e hegemônico, o olhar divaga sobre a realidade e sobre o destino de todo o continente, sem, por outro lado, descuidar da União Européia e dos outros ¨mundos¨ que estão implicados em tudo isto.
Sobre Guzmán M. Carriquiry Lecour:
reside em Roma, desde 1972, onde trabalha, desde aquela época, no Vaticano, a serviço da Santa Sé. Primeiro leigo católico a ser nomeado chefe pelo Papa Paulo VI em um dos ministérios do Governo universal da Igreja Católica e , sucessivamente, subsecretário na Santa Sé, durante o pontificado do Papa João Paulo II, responsabilidade que exerce atualmente. É autor de inúmeros artigos e publicações sobre a história da América Latina e da sua atual realidade.
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.:
.
Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
LEIA MAIS
Magia de contar de histórias, por Ronaldo Cagiano.Praticamente desconhecida entre nós, a literatura búlgara chega aos leitores brasileiros com os Contos de Tenetz, de Yordan Raditchkov, em tradução de Rumen Stoyanov e Anderson Braga Horta. Leia mais
Digerindo dezembros, por Whisner Fraga.
Ronaldo deveria ser mais lido. Contos como Destino e O rosto perdido figurar em qualquer roda de leitura que se preze. Poucas se prestam a tanto. Nada de velhos em chapadões ou de passados (e amores) perdidos. É démodé, é feio. E não adianta ficar enchendo lingüiça, páginas para convencer leitores que Cagiano é indispensável, etcétera, etcétera. É isso e ponto final.
Leia mais