- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Arquitetura dos Dias
Joanyr de Oliveira*
Muito bons os contos de Joanyr de oliveira, especialmente Aos olhos do doutor, um dos melhores textos que li nos últimos anos. É uma verdadeira obra-prima, com a força dramática e onírica de Machado de Assis, a garra telúrica de Guimarães Rosa e ao mesmo tempo uma narrativa totalmente sua, joanýrica.
Jason Tércio
J. O. consegue com os contos de O horizonte e as setas retratar a cidade e o homem como um todo, sem que um perca sua dimensão cósmica nem o outro sua realidade e profundidade individual. Seus personagens mergulham na infância e no subconsciente e sobem bruscamente a tona, produzindo o choque eterno entre a realidade atual e a que jaz sepultada no recôndito da mente humana. O tempo, sem sua obra, longe de ser uma função ou dimensão linear, ganha nova transcendência, penetra nos rincões mais ocultos da realidade da vida humana e, dessa fusão do presente com o passado, o escritor extrai efeitos de extraordinária beleza e profundidade psicológica.
Izidoro Soler Guelman
... entretanto, de todas as inúmeras qualidades visíveis na personalidade de Joanyr de Oliveira, emerge e destaca-se a de poeta. É a poesia que definitivamente o distingue, ainda quando escreve em prosa, e dizendo-o não o desmereço, antes realço, a sua valiosa obra de contista.
Anderson Braga Horta
Joanyr de Oliveira, poeta e prosador conceituado, traz para os seus contos algumas experiências adquiridas ao longo dos anos... além de uma rica intimidade com as palavras, adquirida em seu ofício de poeta.
Jefferson Magno Costa
Gostei de vê-lo aventurar-se pelo conto, penetrando na área ficcional, sem perder a sutileza do poeta pleno, que volta e meia faz conversar seus conscientes que, sob o corpo do texto elaborado, da palavra que emerge e do silêncio que discretamente está à tona, toca minha sensibilidade com seu Grito Submerso.
Rita Moutinho Botelho
Sobre o Autor
Joanyr de Oliveira:
Escritor e Poeta. De Minas para o mundo. De Aimorés, Brasília.
Autor de uma imensa e respeitável obra poética.
Visite o site do poeta JOANYR DE OLIVEIRA
LEIA MAIS

Com "Porção de tintas", Márcia Carrano ultrapassa os territórios convencionais da linguagem, despista os cânones, renuncia ao discurso literário e politicamente correto e abstraindo-se da retórica linear e previsível, manifesta um novo e agudo olhar sobre a nossa condição. Leia mais

Uma coisa é certa. Afinadores de Piano foi escrito sob os jatos torrenciais de uma sôfrega inspiração, "ponto de intersecção entre o poder divino e a liberdade do homem". Sua literatura é uma floresta de símbolos." Leia mais