- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Transformando os deuses
.::. Verdes Trigos Cultural .::.*
Vol. II: Igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil
Organização: Robin M. Wright
Este segundo volume de Transformando os Deuses focaliza as missões evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil. Segundo a abordagem do volume I, examina os múltiplos sentidos da conversão e das diversas maneiras pelas quais os povos indígenas - de distintas famílias lingüísticas - têm absorvido, rejeitado, transformado ou ressignificado as doutrinas e práticas cristãs introduzidas entre eles por missionários.
Uma das contribuições deste volume, que o diferencia do primeiro, é a inclusão de povos que vivem em regiões não-amazônicas, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil - os Kaingang, Xokleng, Terena, Kaiowá-Guarani - alguns dos quais representam as situações mais dramáticas do contato interétnico no panorama atual, fato essencial para a presença de igrejas fundamentalistas e pentecostais. Além disso, casos importantes de povos da região amazônica não considerados no primeiro volume (os Maiongong, Palikur, Sateré-Maw´w) ilustram outros aspectos do processo dinâmico de transformar os deuses.
Robin M. Wright é professor livre-docente do Departamento de Antropologia e diretor do Centro de Pesquisas em Etnologia Indígena do IFCH-UNICAMP. É autor de Cosmos, self and history in Baniwa religion: for those unborn (University of Texas Press, 1998); co-autor, com Neil L. Whitehead, de In darkness and secrecy. The anthropology of assault sorcery in Amazonia (Duke University Press, 2004); e organizador de Transformando os Deuses - vol. I (Editora UNICAMP, 1999).
O que explica a proliferação e a diversidade de igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil? O que acontece às tradições espirituais indígenas com a introdução dessas novas fés? O que significa a fé para os povos que enchem as capelas nas aldeias e tão fervorosamente oram nos cultos? Estamos diante de fenômenos que demandam a nossa compreensão - tradições cristãs indígenas com dinâmica própria.
Como aqueles apresentados no volume I de Transformando os deuses, os 11 estudos aqui reunidos procuram mostrar a diversidade nas situações de conversão entre os povos indígenas, desde a rejeição total da doutrina cristã - embora com interesses pragmáticos nos serviços que os missionários oferecem - até a incorporação de crenças e práticas cristãs, que abrem um campo para a reformulação de identidades étnicas.
Lançamento da Editora Unicamp
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.:
.
Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
LEIA MAIS
Não há um personagem em ação: há um estado de espírito comum nos escritos do romancista - o da consciência que não encontra repouso e observa atenta, lúcida, impiedosa, um mundo escuro, muito escuro. A hostilidade desse mundo não é aplacada por nada e o sono não vem.
Leia mais
As oito dezenas de narrativas reunidas na Antologia do conto brasiliense, escritas por autores em quase tudo tão diferentes, têm, no entanto, algo em comum: elas expõem em praça pública, ora de maneira lírica ora de maneira dramática, as relações absurdas que os seres humanos estabelecem cotidianamente entre si e com o mundo externo. Leia mais

