início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Viagem Virtual

Vera Carvalho Assumpção*

LITERATURA JUVENIL

A locomotiva parecia coisa de outro mundo numa epoca em que tropas de 80 animais desciam e subiam a serra. Na São Paulo de 1867, os saraus no solar da Marquesa de Santos eram concorridos pelos estudantes da Academia de Direito. Estes, tinham uma iniciação muito exótica ao entrarem na faculdade e, os que vinham do Rio de Janeiro, estranhavam quando os paulistas serviam uma deliciosa receita indígena, preparada à base de içá torrada: saúva fêmea salgadinha.

Camila acessa no computador as antigas fotos de familia, sem saber que aquelas imagens na tela seriam o cenário para um agradável reencontro com sua querida avó.

Juntas, elas fazem uma viagem por um pequeno povoado sem luz eletrica, num tempo em que carroças e galinhas se misturavam nas tranqüilas ruas do centro.... da cidade de São Paulo.

Viagem Virtual transporta o leitor para o final do século XIX, revelando o modo de vida da epoca, o espanto causado pela chegada da primeira locomotiva à São Paulo, os saraus promovido pela Marquesa de Santos, e muito mais.

Prepare-se para viver um pouco mais dessa época. Acompanhe Camila nos trilhos de uma fantástica viagem virtual, para compreender que a História nada mais é que um elo entre as novas e as velhas gerações.

Vera Carvalho Assumpção é formada em pedagogia. Nasceu na cidade de São Paulo, onde reside até hoje. Viúva, mãe de 3 filhos, tem dois livros de ficção adulta publicados no Brasil e um ensaio sobre a imigração portuguesa publicado em Portugal. Viagem Virtual é seu primeiro livro de literatura juvenil. A autora recebeu diversos prêmios, entre eles o Guimarães Rosa e o Gralha Azul de Literatura, realizado em Portugal.

Sobre o Autor

Vera Carvalho Assumpção: A autora, premiada, entre outros, no Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Rádio France Internacional, em Paris, foi diretora da UBE (União Brasileira de Escritores) e do PEN CLUB São Paulo . Uma das primeiras escritoras a publicar em formato digital (eBook),

Últimos livros publicados: Paisagens Noturnas (Editora Landscape) e Viagem Virtual (Larousse)

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O Contrato segundo Karl Larenz,  por Henrique Chagas.
Conforme ensinamento do Professor Renan Lotufo, se o Código Civil Francês foi produto de uma concepção antropocêntrica, colocando o homem no centro do universo jurídico, a pandectística alemã tinha a pretensão de ser estritamente científica, neutra, rejeitando todo e qualquer sistema ideológico. É adentrando neste sits in leban que estudamos Karl Larenz.  Leia mais
Sobre o Pardal na Janela,  por Dílson Lages Monteiro.
Do acervo de textos que, desde os 15 anos de idade, Alberto da Costa e Silva publicou em revistas e jornais, reuniu ele neste volume uma vintena dos que mais lhe falam à lembrança.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página