- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Português Prático
Ivo Korytowski*
É extremamente comum que se tenha dúvidas sobre crase, acentuação e pontuação. Há regras claras sobre como fazer tais operações. Porém, para muitos que não lidam com as regras propriamente ditas em seus cotidianos, utilizar o português como instrumento funcional não é uma tarefa tão fácil. Muitos que estudam a língua têm dúvidas por um lapso de aprendizado ou por simples incompreensões metodológicas.
Esta obra traz para o leitor um verdadeiro curso de Língua Portuguesa sem que se tenha a necessidade de guardar regras a princípio ilógicas e nem que se tenha a preocupação de se buscar uma utilidade em todas as normas que compõem nosso idioma. Com um método verdadeiramente moderno, Português Prático fornece aos interessados armas para a melhora do Português falado e escrito, aperfeiçoando, e muito, a sua utilização.
Entretanto, as regras fazem sentido e, muitas vezes, é útil entendê-las. A partir de um apuro e de certo carinho com a Língua Portuguesa, Ivo Korytowski escreveu um livro de fácil compreensão, com um método moderno, dinâmico e, principalmente, consistente. Contando com exemplos de músicas, trechos de livros clássicos e de autores de renome, o autor une o útil ao agradável. Incluindo ainda uma lista de hilários erros reais que suavizam o aprendizado, a obra aproxima as regras de sua aplicação.
Como se não bastasse a competência do autor, as canções da MPB e as peças literárias utilizadas, Português Prático conta ainda com charges do cartunista Jaguar, que facilitam o entendimento e dão a dose ideal de humor. O autor diferencia o português do Brasil do português de Portugal para completar seu trabalho.
De modo a poder ser lido por curiosos – como um romance –, por quem busca referências técnicas e por quem tem dúvidas apenas pontuais – funcionando como um livro técnico, tal uma enciclopédia ou um manual –, Português Prático revoluciona o ensino de Língua Portuguesa, sendo ótima leitura para quem opera com a necessidade do uso correto da língua escrita e oral.
Sobre o Autor
Ivo Korytowski:
Ivo Korytowski nasceu no Rio de Janeiro em meados do século passado. Graduou-se e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou dois livros: Édipo (Editora Ciência Moderna), primeiro lugar do Prêmio Orígenes Lessa da União Brasileira de Escritores de 2003, e Português Prático (Editora Campus), livro de dúvidas e curiosidades da língua portuguesa ilustrado pelo Jaguar.
É tradutor profissional, tendo traduzido quase cem livros de variados assuntos e autores, entre eles Stephen Hawking, Richard Bach e Paul Auster. Mantém uma coluna sobre a língua portuguesa, Português Divertido, em www.mayte.us/portugues.htm.
LEIA MAIS

Os editores brasileiros são preguiçosos. Ou vesgos. Só isso pode explicar o fato de um escritor como Luis Eduardo Matta estar sem editora. Leia mais

Neste livro, Giuliana Ragusa, centrando-se na lírica arcaica de Safo, a célebre poeta da ilha de Lesbos, redimensiona a imagem da deusa Afrodite, complexa e multifacetada, percorrendo, além da literatura, a história, a religião, a arqueologia e a iconografia gregas. Leia mais