início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Édipo: o ponto de partida

Lucilene Machado*

O percurso do escritor Ivo Korytowski para apresentar seu processo criativo tem início em Édipo – uma coletânea de trinta e cinco contos publicada pela editora Ciência Moderna que também está inaugurando sua linha de ficção. Do primeiro ao último conto, Korytowski permanece fiel a um estilo marcado pela pós-modernidade, valendo-se dos estrangeirismos, gírias, linguagem internáutica e até trava-línguas para condensar sua visão de mundo num inquérito, aparentemente, filosófico, mas que inclui teologia, história, política, culinária e romance. Muito romance. Almas Gêmeas, título de um dos textos, é também tema recorrente em grande parte da obra que situa o homem como um ser carnal seduzido pelas aparências e que vive as relações efêmeras da contemporaneidade.

Ivo Korytowski é autor inquieto, que ousa penetrar o cerne de qualquer tema. Nenhum assunto é grande ou pequeno demais que não mereça ser explorado. Ele movimenta-se sobre uma complexa rede de inferências que inclui desde assuntos de ordem mitológicas até reflexões de uma barba ou uma apologia à punheta – neste último se aproxima da escrita de João Gilberto Noll, usando para a abordagem um tom erótico fescenino.

Mas, se o leitor desavisado pensa encontrar uma linguagem simplista ou vulgarizada, engana-se. A viagem é permeada por referências, reordenação de textos, digressões, intertextualidades, enfim uma linguagem singularizada, e, como versa Alfredo Bosi, nem por isso isolada. O autor sabe como, por quê e para quê se cria. Sabe que ninguém poderá dizer mais sobre um texto que o próprio texto literário, e para isso usa o recurso da metalinguagem demonstrando preocupação com a construção e rigor dos contos, ora dirigindo-se ao leitor, ora dialogando com o narratário que chega a aparecer na figura de uma platéia ou como leitor específico. Um exercício que lembra o processo de escrita machadiano.

Para fechar, vale lembrar ainda que Édipo tem um belo projeto gráfico e prefácio do Prof. Ivan Cavalcanti Proença a quem o autor atribui esta citação dentro do conto Alma Gêmeas: "a literatura desrealiza o real pra realizar o fenômeno literário". Ivo Korytowski aprendeu a lição.


Sobre o Autor

Lucilene Machado: Lucilene Machado é professora, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da UBE-MS. Tem três livros publicados, sendo poesia, literatura infantil e contos. Possui artigos publicados na Itália, Espanha e Venezuela. Atualmente é mestranda em Estudos Literários com ênfase na obra de Clarice Lispector.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Os Aromas do Deserto,  por Viegas Fernandes da Costa.
O livro "Os Aromas do Deserto" é o relato dos dois anos que a autora morou na Somália. Um relato emocionante, lírico e que desperta a nossa curiosidade a respeito de um povo distante e diferente.  Leia mais
Um Filho Do Seu Tempo,  por Karl Larenz.
A biografia intelectual de Karl Larenz, que confessou um dia que a sua maior ambição intelectual teria sido poder ter escrito um Comentário à filosofia do Direito de Hegel, constitui, irônica e tragicamente, uma comprovação do acerto das considerações de Hegel sobre a postura da filosofia face à realidade – que ele desenvolve no prefácio dos Princípios da Filosofia do Direito – e, em particular, da sua consideração de que no que respeita ao indivíduo, cada um é, aliás um filho do seu tempo.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página