- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
O FUTURO E A ILUSÃO - Um embate com Freud sobre psicanálise e religião
Editora Vozes Ltda*
Ao público luso-brasileiro faltava o acesso à obra A ilusão de um futuro do pastor e psicanalista Oskar Pfister. As palavras-chave de Freud “O Futuro de uma Ilusão” servem de senha para a resposta “A Ilusão de um Futuro” de Pfister. Aqui há um “embate amigável” que combina discipulado com autonomia, amizade com discordância de idéias.
Assim nesta obra, a partir da relação entre Freud e Pfister, autores de diferentes formações, localidades e referenciais reagem e compõem textos fecundos, oportunos e atuais.
Após o texto de Oskar Pfister A ilusão de um futuro – Um embate amigável com o prof. Sigmund Freud (inédito em português) esta coletânea apresenta os comentários dos demais autores em três seções. Na primeira, os autores reagem a Freud, retomando suas idéias e retrabalhando-as à luz do momento atual. Na segunda seção os autores reagem a Pfister, apresentando as idéias principais deste autor, suas diferenças teóricas com Freud, sua inserção na clínica psicanalítica e na cura de almas. Investigam de que modo suas idéias se modelaram nestas paragens e que questionamentos trazem à atualidade. Na terceira seção surgem ressonâncias contemporâneas ao embate entre Freud e Pfister. Os autores investigam as origens e o futuro destas idéias e sua inserção na transdisciplinariedade atual.
Esta obra, apesar de ser indicada principalmente a iniciados no pensamento psicanalítico, pode ser bem utilizada por pessoas interessadas no entendimento do fenômeno religioso, profissionais e leitores cultos.
264 páginas
ISBN 853262842-7
Preço R$ 34,00
Assunto: Psicanálise
Sobre o Autor
Editora Vozes Ltda:
Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730
LEIA MAIS

Nesta obra, mulheres relatam suas maldades em relação aos seus maridos, saboreando cada detalhe de suas vinganças. Leia mais

Ronaldo Andrade, 28 anos, nascido em frente ao mar de Santos, São Paulo, passou três anos na Europa, entre Lisboa, Barcelona e Paris. De Portugal, de suas viagens de trem entre Lisboa e o Porto, trouxe uma história que colocou no papel, a novela A mulher do comboio, que saiu em livro em edição de autor. Leia mais