início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

O FUTURO E A ILUSÃO - Um embate com Freud sobre psicanálise e religião

Editora Vozes Ltda*

Ao público luso-brasileiro faltava o acesso à obra A ilusão de um futuro do pastor e psicanalista Oskar Pfister. As palavras-chave de Freud “O Futuro de uma Ilusão” servem de senha para a resposta “A Ilusão de um Futuro” de Pfister. Aqui há um “embate amigável” que combina discipulado com autonomia, amizade com discordância de idéias.

Assim nesta obra, a partir da relação entre Freud e Pfister, autores de diferentes formações, localidades e referenciais reagem e compõem textos fecundos, oportunos e atuais.

Após o texto de Oskar Pfister A ilusão de um futuro – Um embate amigável com o prof. Sigmund Freud (inédito em português) esta coletânea apresenta os comentários dos demais autores em três seções. Na primeira, os autores reagem a Freud, retomando suas idéias e retrabalhando-as à luz do momento atual. Na segunda seção os autores reagem a Pfister, apresentando as idéias principais deste autor, suas diferenças teóricas com Freud, sua inserção na clínica psicanalítica e na cura de almas. Investigam de que modo suas idéias se modelaram nestas paragens e que questionamentos trazem à atualidade. Na terceira seção surgem ressonâncias contemporâneas ao embate entre Freud e Pfister. Os autores investigam as origens e o futuro destas idéias e sua inserção na transdisciplinariedade atual.

Esta obra, apesar de ser indicada principalmente a iniciados no pensamento psicanalítico, pode ser bem utilizada por pessoas interessadas no entendimento do fenômeno religioso, profissionais e leitores cultos.

264 páginas
ISBN 853262842-7
Preço R$ 34,00
Assunto: Psicanálise

Sobre o Autor

Editora Vozes Ltda: Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

As Aventuras de Marvin,  por Almir Correia.
O livro de Almir Correia segue a linha Harry Porter e o autor já prepara a sua continução: "Marvin e o caracol do tempo".
 Leia mais
Pedras soltas,  por Peter O´Sagae.
Acompanhar os passos, as transfigurações dessa autora
que se esconde na toca da onça, é para mim privilégio.
Três livros de poemas para crianças, um abraço mágico para a reflexão, duas aventuras de uma bruxinha e a terceira lengalenga dela que está por vir, uma novela em trânsito...  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página