- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Estrada de Barro para Ladeira de Pedra
Leopoldo Viana Batista Júnior*
O amigo e colega de empresa, lá da Paraíba, advogado como eu, Leopoldo Viana alegrou-me com seu livro de crônicas Estrada de Barro para Ladeira de Pedro, que encaminhou-me para apreciação. Memorialista de primeira, Leopoldo demonstra sua sensibilidade e solidariedade social, especialmente com aquelas que foram ficando à margem da estrada, vitimados pelas estruturas sociais do capitalismo, no decorrer da caminhada.
Nas suas descrições, denota-se as saudades de Pirpirituba, bem o cheio da estrada de barro que leva ao engenho Ladeira de Pedra. Melancolia e saudades, é o que desperta no leitor também, pois nossas infâncias se assemelham nos sentimentos. (Henrique Chagas, Verdes Trigos Cultural)
“Com Leopoldo Viana Batista Júnior a crônica se renova na literatura paraibana.
Conheço o Autor há mais de vinte anos quanto tive a felicidade de ser seu professor no curso de Direito. Percebia-se, já naquela época, seu interesse pelas letras, porquanto suas provas eram calcadas de cunho descritivo elogiável. Detentor de temperamento tranqüilo, granjeava a simpatia de outros professores como Escorel, Cavalcanti, Nicássio e Dioniso, que eu sabia o estimavam muito.
Comportava-se como homem amadurecido, talvez porque muito jovem teve de conviver numa república de estudantes na cidade de Recife.
Casado e pai de dois filhos já rapazes, coonesta o que eu já percebera no passado: era rápido em tudo. Advogado respeitado, procurador de empresa pública federal, professor universitário e vice-presidente do tribunal de Ética da OAB.
Reuniu suas crônicas, escritas fora de tempo, como ele próprio afirma, demonstrando aptidão para fazer literatura séria.
O título deste livro Estrada de Barro para Ladeira de Pedra, traz em suas entranhas marcantes da história do Autor desde seus primeiros passos na vida acadêmica.
Como brejeiro de Areia, identifico-me com algumas historias desta obra, pois descreve com absoluta fidelidade, costumes de pequenas cidades do interior. Faz incursões sociais e delas surgem criticas sensatas e bastante atuais.
A exemplo de grandes contistas, realiza com espantosa economia de meios, a proeza de muito dizer, pouco escrevendo.
Em qualquer das narrativas, destaque-se, está presente o escritor simples em busca da melhor forma de expressão.
Graças a essas qualidades, suas narrativas se tornam agradáveis e prazerosas” (Afrânio Neves de Melo – dezembro de 2002)
Sobre o Autor
Leopoldo Viana Batista Júnior:
Cronista.
Autor do Livro: Estrada de Barro para Ladeira de Pedra.
Advogado da CAIXA em João Pessoa/PB.
Professor Universitário e Ex-Conselheiro Estadual da OAB/PB.
LEIA MAIS
FREUD, um judeu sem Deus., por Henrique Chagas.Rizzuto elaborou uma obra dinâmica e atraente baseada em intensas pesquisas documentais. O livro prende o leitor com sua forma encadeada e detetivesca. Mesmo que você não concorde plenamente com a resposta da autora - para a pergunta, por ela mesmo elaborada - vai achar o livro fascinante. Leia mais
30 melhores redações do Vestibular Unicamp 2004, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Apresenta as 30 melhores redações do Vestibular Unicamp 2004 em torno do tema cidade, divididas em dissertações, narrativas e cartas. Os textos são antecedidos da prova de redação e das expectativas da banca elaboradora para cada proposta. Leia mais