Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Vera Carvalho Assumpção


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Viajando pela História

por Vera Carvalho Assumpção *
publicado em 28/05/2006.

Hoje vivemos num frenético mundo de internet, TV, vídeos e de suas velozes informações. Apesar disso, ainda há muita gente descobrindo a importância da literatura, que exige tempo e vagar para ser lida e absorvida. Nesse nosso mundo globalizado e agitado, os educadores têm a difícil tarefa de alterar os métodos de ensino para acompanhar a modernidade, ao mesmo tempo em que não podem esquecer que o ser humano continua com valores interiores imutáveis como o amor, a solidariedade, o respeito às diferenças, a curiosidade do espírito, a experiência do confronto com o mal, etc.

Cabe aos educadores um desafio complexo: como orientar hoje os novos construtores do mundo de amanhã? No leque de opções que se abrem como respostas, podemos afirmar que crianças e jovens continuam tendo no livro um poderoso apoio para refletir e adquirir a sabedoria necessária para a vida. Podemos afirmar também que um recurso importante para formar o jovem para o mundo do amanhã é refazendo o caminho do ontem. A partir do conhecimento do nosso passado é possível entender melhor o presente e tentar criar um futuro melhor estruturado.

A história do Brasil tem quinhentos anos. É pouco se compararmos a outras culturas com milênios de existência, mas não deixa de ser empolgante. E, acima de tudo, é a nossa História. Um passado que nos pertence! História não deve ser uma coisa chata que ficou estagnada nos livros didáticos. É importante mostrar para o jovem que os fatos históricos fazem parte de um contexto geral, vão se agregando e formando um povo. É a partir das marcas deixadas na nossa história que as mentalidades vão se transformando e se vai construindo uma nação. Todos nós, brasileiros, somos um pouquinho dos nossos descobridores portugueses, de cada um dos corsários que veio retirar o pau-brasil e deixar nas nossas índias a sua semente, de cada negro que saiu da África e chegou como escravo, de cada inglês delirante que veio construir estradas de ferro, de cada imigrante europeu ou oriental que trabalhou duro nas lavouras e de outros tantos que vieram deslumbrados na busca de riqueza fácil.

Revisitar nosso passado de uma forma agradável, vai criar no jovem uma consciência mais abrangente do caminho percorrido por nossos antecessores, o que, com certeza, facilitará a reflexão sobre as questões do tempo presente. Na coleção "Viajando Pela História", através da modernidade do computador, o jovem vai ter a oportunidade de navegar por fatos históricos reais e importantes para a formação da nossa nação e conseqüentemente do próprio ser humano. Ele vai penetrar de forma agradável no cotidiano de uma história que é dele também.

Desde as histórias mais antigas que existem na terra, as viagens sempre causaram um fascínio especial na mente dos homens. Na Odisséia, um dos primeiros livros de que se tem notícia, Homero narra a fantástica viagem de Ulisses retornando ao lar. Esse percurso é chamado de mítico, porque apesar das tantas peripécias do caminho, é também uma viagem rumo ao autoconhecimento, à sabedoria do viver. Literatura e leitura são agentes formadores não apenas de leitores, mas especialmente de consciências esclarecidas. Todo o livro é um instrumento para o prazer e uma grande viagem ao interior de si mesmo. Por que não associar ao prazer da leitura, a aventura da viagem pela nossa história? Pelo cotidiano de nossos antepassados?

Na nossa vida, sempre que viajamos, por mais que os lugares nos sejam familiares, nosso espírito está predisposto ao desconhecido, ao encontro de novas pessoas. Ao nos embrenharmos por uma viagem pela nossa história nos vemos diante de uma aventura fantástica. Uma aventura que pode ser vivenciada de diversas formas. Além de se deixar levar pelo gosto da aventura, o educador pode trabalhar os pontos históricos abordados e seus reflexos na nossa modernidade.

Na Caravela Virtual, através do protagonista Pedro, o estudante vai viajar numa das caravelas da expedição exploratória de Cristóvão Jacques. Vai sentir como era o dia a dia de uma viagem numa "casca de noz!". Vai observar a navegação feita por instrumentos precários, mas que foram o princípio dos modernos instrumentos para a navegação. Enfim, vai vivenciar um momento importantíssimo não só para o Brasil, mas para todo o mundo que despertava para a grande aventura das viagens, desbravando os novos oceanos e descobrindo novos mundos. Também vai poder vivenciar os primeiros anos de colonização no Brasil, os corsários e portugueses explorando o pau-brasil até a sua completa extinção. Vai presenciar o primeiro encontro com o índio, a relação com o "outro" feita de escambos, negociações comerciais e cumplicidade. Vai perceber os primórdios da formação da nossa raça feita de europeus que chegavam unindo-se às índias nativas. Vai se deliciar numa praia cheia de frutos, com um riacho de águas cristalinas e sem poluição. Vai perceber o quanto é importante cuidar do nosso Planeta para que as gerações futuras possam desfrutar da Natureza.

Em Viagem Virtual, através de Camila, o jovem leitor pode refletir sobre as brigas entre irmãos, a perda de uma avó muito querida, a importância de se registrar memórias, as diferenças entre a vida de antigamente e a de hoje (e como hoje tudo é mais fácil e confortável, em termos de tecnologia). Camila e sua avó vivem uma aventura de tirar o fôlego, utilizando o transporte do século XIX, que era a tropa e, em seguida, presenciam a estrondosa surpresa que foi a chegada da locomotiva. O espanto das pessoas ao avistarem aquela máquina que se movimentava pela "misteriosa" força do vapor. As duas percebem a realização do sonho aparentemente maluco de uns poucos e perseverantes indivíduos, que acabam criando o progresso e a comodidade no viver. O motor a vapor foi um dos detonadores da revolução industrial no mundo civilizado. Em pleno século XIX, avó e neta participam de um sarau no solar da Marquesa de Santos e ficam sabendo como a instalação da escola de direito revolucionou a cidade de São Paulo. E no meio de tanta aventura, da mesma forma que acontece no cotidiano de todos os jovens, a protagonista é tocada pelas sensações do primeiro amor.

A ficção ocupa um espaço entre a nossa realidade e as nossas fantasias e estrutura nossa consciência. São os livros que nos ensinam a riqueza e a diversidade do patrimônio humano, ensinam que apesar de toda a globalização, ainda pertencemos a uma coletividade e vivemos um cotidiano dentro de uma pequena célula, que é a família, e outra um pouquinho maior, que é a escola e a comunidade. As obras da coleção "Viajando pela História" atiçam a fantasia do jovem, formando o espírito para a história e para a literatura. É uma coleção que ajuda o educador na difícil tarefa de dar ao jovem o apoio para refletir, ao mesmo tempo em que o instiga a adquirir a sabedoria necessária para a vida.

Sobre o Autor

Vera Carvalho Assumpção: A autora, premiada, entre outros, no Concurso de Contos Guimarães Rosa, promovido pela Rádio France Internacional, em Paris, foi diretora da UBE (União Brasileira de Escritores) e do PEN CLUB São Paulo . Uma das primeiras escritoras a publicar em formato digital (eBook),

Últimos livros publicados: Paisagens Noturnas (Editora Landscape) e Viagem Virtual (Larousse)

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Montanha do Esquecimento, por Pedro Paulo Monteiro.

O CONDICIONADO, por Ademir Pascale Cardoso.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos