Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS José Aloise Bahia


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Projeto Terças Poéticas apresenta Fabrício Carpinejar e homenagem a Carlos Nejar e Maria Carpi

por José Aloise Bahia *
publicado em 27/05/2006.

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas - realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através da parceria entre o Suplemento Literário de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão -, apresenta na próxima terça-feira, dia 30 de maio de 2006, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, entrada franca, um dos mais conhecidos poetas brasileiros da atualidade, o gaúcho Fabrício Carpinejar, e homenagem a seus pais poetas Carlos Nejar e Maria Carpi.

Carpinejar, Fabrício Carpi Nejar, poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), nasceu em Caxias do Sul (RS) no dia 23 de outubro de 1972. Torcedor colorado. É autor dos livros "As Solas do Sol" (Bertrand Brasil, 1998), "Um Terno de Pássaros ao Sul" (Escrituras Editora, 2000), objeto de referência no The Book of the Year 2001 da Enciclopédia Britânica, "Terceira Sede" (Escrituras Editora, 2001), "Biografia de uma Árvore" (Escrituras Editora, 2002), "Caixa de Sapatos" (Companhia das Letras, 2003), "Cinco Marias" (Bertrand Brasil, 2004), "Como no Céu" e "Livro de Visitas" (Bertrand Brasil, 2005). E "O Amor Esquece de Começar" (Bertrand Brasil, 2006), que será lançado após sua performance no projeto Terças Poéticas.

Sendo um dos poetas mais conhecidos e premiados da atualidade, Fabrício Carpi Nejar, filho do imortal Carlos Nejar e da também poeta Maria Carpi, mesmo morando em São Leopoldo, cidade próxima a Porto Alegre, conseguiu romper as fronteiras da aldeia, sendo publicado e divulgado no Brasil e no exterior, comparecendo a encontros de literatura que acontecem por todo o país. E ainda recebendo manifestações de autores nacionais como Ana Miranda, Millôr Fernandes, João Gilberto Noll, Manoel da Costa Pinto, que escrevem sobre a obra de Carpinejar, também editor do blog www.carpinejar.blogger.com.br, além do site pessoal, no qual consta a sua biobibliografia completa www.carpinejar.com.br.

Fabrício Carpinejar fará uma apresentação com as liberdades naturais de que precisa para apresentar a poesia ao vivo, em uma performance que tanto aproxima que mistura a vida com a escrita e a escrita com a vida, um fio, cruzando poemas de sua autoria a poemas de Carlos Nejar e Maria Carpi.

O projeto Terças Poéticas apresenta os convidados de junho de 2006: dia seis - o poeta mineiro Renato Negrão e homenagem a Jarbas Medeiros; dia 20 - o poeta paranaense Ricardo Corona.

Sobre o Autor

José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Luiz Edmundo Alves Lança “Fotogramas de Agosto”, por José Aloise Bahia.

O Homem e o Viaduto, por Rogério Miranzelo.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos