Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Maria Cristina Castilho de Andrade


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Pelo som do sino

por Maria Cristina Castilho de Andrade *
publicado em 18/12/2005.

De acordo com ela, nasceu fracassada. Da mãe, sabe somente que a entregou, com três anos, a um orfanato. Do pai, não há sinal algum. Lembra-se, daquela época, do calor do sertão nordestino, da falta de bonecas e riso, da ausência de abraços com laços. Aos nove anos, uma família estranha a levou como adotada. Continuou desprovida de brinquedos, de sorrisos, de caderno e lápis, do enrodilhar gostoso no pescoço ou na cintura de um adulto com jeito de pessegueiro em flor. Uma única frase preencheu o espaço da nova moradia: “Como você é enjeitada, serve somente para esfregar o chão!” O eco repetia a toda hora: “Esfregar o chão... Esfregar o chão... Esfregar o chão... O chão... O chão... o Chão... Não... Não... Não...”

Aos catorze anos, num dia qualquer, ao perceber que os olhares e as carícias do filho do patrão eram de desejo sem ternura, guardou no alforje os joelhos machucados e o coração com amargura e partiu para São Paulo no primeiro pau-de-arara. Ninguém se importou ou foi atrás.

Cidade grande. Prédios que gargalhavam diante de sua pequenez. Monumentos desfeitos de significado. Gente estranha, com olhos sem ver, a passar depressa por ela. Sentou no banco do jardim à espera do nada. Ofereceram-lhe a possibilidade de uma cama no hotelzinho sinistro, em troca das mesmas carícias que lhe fazia e lhe pedia o filho do patrão. E foi assim que sobreviveu: no aguardo diário do vazio.

Veio para cá, não sei em que tempo e nem o motivo. Três filhos nasceram dela. De esquina em esquina, de morro em morro, à espera do nada, ofereceu-lhes abrigo, refeição e vestuário. Pensou para eles uma história diferente: em lugar de pau-de-arara, asas de águia. Deu-lhes joelho sem feridas e possibilidade do enrodilhar gostoso no pescoço ou na cintura de um adulto com jeito de quaresmeira.

O mais velho tropeçou em desencontros. Cachimbo com pedra. A polícia surgiu e ela chorou coágulos de suas vísceras. Ouviu dele que tinha vergonha da mãe. O eco retornou: “O chão... O chão... O chão...”

Vagou pela cidade, vestida de nada, de chão, de não. Quarta-feira. Dezoito horas. Imaginou que o sino da Catedral Nossa Senhora do Desterro tocava para ela. Atravessou o corredor da Igreja. Deteve-se em Maria, grávida, a caminho de Belém. Não lhe era estranha. Ofereceu-lhe seu sorriso dolorido. Passou pela sacristia, chegou à sala amarela e se fez presença na reunião da Pastoral da Mulher. Na semana seguinte, comentou que visitara o filho na cadeia e lhe dissera que tudo seria diferente, ele se orgulharia dela, pois um sino a chamara para a vitória do presépio.

Sobre o Autor

Maria Cristina Castilho de Andrade: Cristina Castilho é professora de Português e agente das Pastorais da Mulher e a Carcerária. No trabalho com mulheres prostituídas e presidiários, circulou e circula pelo submundo, conhecendo sua realidade. Seu livro de crônicas conta a história das pessoas com quem se deparou no submundo do mundo. Escreve semanalmente no Jornal da Cidade de Jundiaí; mensalmente no Suplemento Estilo do Jornal de Jundiaí - Regional e, quinzenalmente, no Jornal de Abrantes - Portugal.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


CAMILLE PAGLIA vê um Hitchcock aterrorizado por mulheres em sua leitura de “Os Pássaros”, por Chico Lopes.

Tirando dúvidas dos leitores – Parte 2, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos