Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Desmatamento e Desenvolvimento

por Efraim Rodrigues *
publicado em 16/10/2006.

Nestes tempos de acirramento do embate político, ambos lados despejam dados sobre o outro e nos eleitores, que ficam perdidos diante da impossibilidade de conciliar versões frontalmente opostas.

Em especial, no caso do desmatamento da Amazônia, as enormes dimensões do problema, aliado à distância dos grandes centros, torna esta questão ainda mais difícil de avaliar para os eleitores.

Os dados disponíveis no INPE mostram uma queda entre 1988 e 1991, seguida de uma tendência de aumento entre 1992 e 2004. Em 2005 o desmatamento se reduziu dramaticamente. O menor desmatamento que conseguimos foi em 1991, e o maior em 1995. Falar em dezenas de milhares de km2, é como falar em anos luz. É tanto, que não sabemos quanto é.

Curitiba está a 1.000 Km de Brasília. Uma estrada reta ligando as duas cidades, com 10 km de largura, teria 10.000 km2 de área, e seria um pouco menor que o menor desmatamento que conseguimos atingir, em 1991, de 11.030 km2 (há uma boa controvérsia sobre estes dados iniciais, mas deixemos de lado agora). Em 1995, o desmatamento foi tão grande, que a mesma estrada deveria ter 30 km de largura.

Um grande causador do desmatamento é o crescimento da agricultura. Se correlacionarmos os dados de crescimento da agricultura (fornecidos pelo CEPEA da ESALQ) com os dados de desmatamento, veremos que a cada 1 por cento que o agronegócio melhora, há uma tendência de aumentar o desmatamento em 635 km.

É aqui que o tão falado desenvolvimento sustentável deveria entrar em cena. Não basta reduzir o desmatamento da Amazônia, parando a agricultura, como fizemos em 2005.

Também não é positivo ter recordes de desmatamento quando a agricultura vai para a frente, como em 1995, 2003 e 2004. Quais anos foram os melhores para o binômio desmatamento e desenvolvimento da agricultura ?

O ano de 2002 foi catastrófico para a Amazônia e fantástico para a Agricultura. Um pelo outro, desmatamos ainda menos do que seria esperado para os 8% que o agronegócio se expandiu naquele ano. 2003 foi parecido.

O pior ano foi justamente 2005, quando todos comemoramos a redução do desmatamento para níveis dos anos 90. No entanto, isto veio acompanhado de uma redução do agronegócio em quase 5%. Isto sugere que esta redução não se deu pela melhoria nos mecanismos de controle, mas simplesmente porque a agricultura não teve como avançar. Com a agricultura retomando seu desenvolvimento, devemos esperar a retomada do desmatamento na Amazônia.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Fábula de Lars von Trier foi o melhor filme do ano, por Chico Lopes.

Diário da Serra, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos