Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Antonio Calloni


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Estilo maduro

por Antonio Calloni *
publicado em 20/11/2005.

Antonio Calloni confirma o talento nos contos de O sorriso de Serapião

O ator Antonio Calloni deixa de ser uma grata surpresa no terreno das letras para assumir a maturidade de seu estilo, de prosa irônica e olhar aguçado sobre o cotidiano. Seu quarto livro, O sorriso de Serapião e outras gargalhadas (Bertrand, 112 págs., R$ 25) confirma a força arrebatadora do autor em contos que transitam entre a vida real e o realismo fantástico, como é o caso do belo Relatório escrito de dentro de uma onda. Nesta condição – de sujeito engolido por uma onda do mar –, alguém anuncia que parou de respirar para continuar a viver. São seres, como diz o próprio autor, que “vivem no limite.”

A história que dá nome ao livro começa com a descrição do personagem-título: “Serapião não era nada, mas era feliz. Trinta anos. Virgem. Cabeça chata e um sorriso furado pela ausência de dois dentes superiores.” Assim Calloni compõe um bravo mané cuja maior honra, e castigo, era amar Amaralina. Ele mistura a crueza do mundo contemporâneo às circunstâncias rudes de um tempo solto no passado. O autor também aceita desafios e resume em uma única página o que é ser uma senha numa sala de espera, no conto O homem objetivo. Consagrado ator de novelas como O clone e Terra nostra (além de teatro e cinema), Calloni sabe como construir personagens, seja interpretando ou escrevendo. Não há lugar-comum em sua narrativa, por mais banal que sejam a situação ou as figuras inventadas. Sobre as duas artes, Calloni resume: “É mais fácil uma pessoa me conhecer através da minha escrita do que do meu trabalho de ator.” O sorriso de Serapião é, sem dúvida, um dos bons lançamentos nacionais deste ano. (Eliane Lobato - Revista IstoÉ)

Sobre o Autor

Antonio Calloni: Ator consagrado na telinha devido a sua participação em novelas como "Hipertensão", "Bambolê", "O Salvador da Pátria" e "Terra Nostra", da Rede Globo, Antonio Calloni tem também outra paixão artística, a literatura. Autor de um livro de poesias, "Os Infantes de Dezembro",que na época de sua publicação teve boa acolhida da crítica e do público, Calloni lançou pela Bertrand Brasil, o livro de contos "A Ilha de Sagitário". Segundo a escritora e crítica Olga Savary, Antonio Calloni mostra, pela desenvoltura e maneira segura como conduz histórias, "que a paixão pela literatura é tão forte quanto a arte de representar".

Leia ANTONIO CALLONI

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


ARTE NA ALDEIA, por Pablo Morenno.

“Presidente Wenceslau, uma região, a cidade e sua gente”, a história de Presidente Vencelau, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos