Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → José Aloise Bahia →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Ouro Preto: Vila Rica Literária
por José Aloise Bahia
*
publicado em 06/11/2005.
A história literária e artística da cidade, como personagem e fonte de inspiração é muito fértil. Casas, monumentos, praças, museus e igrejas foram entoadas em prosas, versos, linhas, tintas e mãos talentosas de escritores, artistas plásticos, cineastas e jornalistas, cuja gênese é bem antiga - no Arcadismo - e próspera na Modernidade Brasileira. No jornalismo, Tristão de Athayde. No cinema, Humberto Mauro. Nas artes plásticas, além de Aleijadinho, Alberto da Veiga Guignard, Amilcar de Castro, Yara Tupinambá, Nelo Nuno, Wilde Lacerda, Renato de Lima, Inimá de Paula, Carlos Bracher, Chanina, Ivan Marqueti, Maurino Araújo. Na literatura, Cláudio Manoel da Costa, Tomaz Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Júlio Cortazar, Elizabeth Bishop, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Andrade, Oswald e Mário de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Gabriela Mistral, Manuel Bandeira, Otávio Paz, Rui Mourão, Ana Miranda e muitos outros. "Todos se inspiraram na atmosfera da cidade e no passado rico e complexo que ela tem. Queremos aproveitar essa densa história", comenta Guiomar de Grammont, que em conjunto com Fábio Faversani são os coordenadores do fórum. Uma promoção da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Universidade federal de Ouro Preto (UFOP).
A proposta do fórum é privilegiar a criação, a difusão da leitura, o intercâmbio cultural, a transdiciplinaridade de conhecimentos na área da literatura com outras artes e ciências, e a aproximação com os diversos públicos. É buscar a aproximação do leitor com o escritor, sem que esse contato substitua o livro. Para isso, foram criadas as vias-sacras literárias, uma espécie de passeio literário pelos locais públicos, restaurantes e bares da cidade, no qual poetas como Wilmar Silva, Mario Alex Rosa, Kiko Ferreira, Alice Ruiz, Carlos Ávila, etc., recitarão versos para a comunidade presente. "Políticas Públicas de Incentivo à Leitura", "Escritas Híbridas", "Caminhos e Limites do Jornalismo Literário", "Estrutura Cinematográfica do Cinema Noir" são alguns temas abordados pelo Fórum. Entre os convidados, o jornalista e escritor Zuenir Ventura, Marina Colassanti, Lygia Fagundes Teles, João Adolfo Hansern, Adélia Prado, Luiza Coelho, Luiz Ruffato, Carlos Herculano Lopes, Luiz Giffoni, Mário Sabino, Fabrício Carpinejar, Roberto Piva, Carl Honoré (Canadá), Francisco José Viegas e Jacinto de Almeida (Portugal) e Paul Delfino (França).
Mais informações: www.forumdasletras.ufop.br e 31 3559-1358.
*imagem: Paisagem de Ouro Preto, Carlos Bracher, Brasil, OST, 81x100 cm, 2004
Sobre o Autor
José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
GERALD CLARKE fez retrato definitivo de um grande escritor atormentado, por Chico Lopes.
Um de nós!, por Sabine Kiefer.