Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Quem paga essa conta?

por Airo Zamoner *
publicado em 05/09/2005.

Mesas, cadeiras e vidas se espalhavam pela calçada barulhenta. O Sol se esbaldava em queimaduras, despejando-se pelos contornos da cidade. O garçom se esgueirava pelos labirintos esbanjando habilidades.

Sentados, gozando o relaxo delicioso do corpo cansado, bebíamos o mundo pelos copos espumantes.

Repassávamos a confusão de nossas histórias na busca de alguma ordem enrustida nos confins do tempo.

Ríamos a risada dos picadeiros e a bebida gelada cascateava pela garganta, ricochetando festiva nas dobras intestinas, criando cócegas insatisfeitas de excitação.

O prazer se aconchegava à tristeza encurralada e numa luta terminal, perdiam-se nas cavernas incertas de nossas míseras lembranças.

Inexplicavelmente a luz incandescente que invadia o caos, acinzentou-se. Meu interlocutor assustado, arqueólogo pungente de nosso passado confuso, desmaiou o copo, fazendo-o espatifar-se em parábolas brilhantes, ferinas, perigosas.
Seus olhos se perderam em dimensões absurdas.

Sacudi-o pelos ombros, derrubando a mesa, craquelando vidros. Ele se apagou em fade contínuo. Sumiu de meus olhos estarrecidos. Percebi que fazia o mesmo comigo, enquanto o garçom, estupefato, agitava freneticamente a conta em nossos narizes, perguntando aos indiferentes fregueses:

– Quem paga esta conta?

Extraviados em nossas entranhas, revistamos as prateleiras ensangüentadas, empoeiradas e apodrecidas. Examinamos objetos disformes, ávidos a desemprenhar mensagens represadas.

O espelho esmaecido das paredes visguentas refletiu nossas imagens de meninos assustados, navegando pelo tempo, numa revista minuciosa de momentos introvertidos.

O amontoado desordeiro dos pecados se aconchegava num abraço promíscuo com o monturo de alegrias isoladas.

Os dois, mergulhamos sobre aqueles estoques abjetos e imponderáveis de coisa alguma, com a coragem sugada de ingenuidades perdidas.

Tentamos, e tentamos com denodo e alma, remover cada unidade e reorganizar o tumulto com esmero cartesiano. Esvoaçamos pelo espaço úmido das entranhas sujas, com desembaraço de bruxos. Frustramo-nos. Obstinadamente, um a um, os teimosos objetos, num ato de prestidigitação alucinante, voltaram ordenadamente a se desordenar.

A cabeça se esboroou em dores renovadas. A ânsia incontida de fugir e voltar à mesa do bar devolveu lucidez e lógica.

Associamo-nos apressadamente para a fuga suicida num esforço final. Saímos de nossos próprios avessos, de nossas consciências indomáveis, sem perceber a artimanha do destino.

Inexplicavelmente o cinza que cobria a desordem, coloriu-se.

Aqui fora o sol continuava a derreter ouro pelos raios fogosos. A luz ainda se afadigava pedante e indiferente no éter próximo.

Os copos gelados estavam intactos, escorrendo espumas aliciantes. As parábolas de cacos se desfizeram em retorno, apagando-se em buracos negros da lembrança imediata. Aliviamo-nos do destino.

O garçom sacudiu o papel e equilibrou a bandeja indisciplinada. Insistiu:

– Quem paga essa conta?

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Natural de Sorocaba, por Milton Marinho Martins.

O Ambiente de Bush, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos