Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Faustino Vicente


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Do Submarino Ao Discovery

por Faustino Vicente *
publicado em 03/09/2005.

Do sensacional resgate do submarino, preso no fundo do mar,ao triunfal retorno do Discovery à terra,o homem – o maior espetáculo do universo - deu mais um show de planejamento,tecnologia e competência.Esses fatos nos levam às obras do escritor francês – Júlio Verne (1828-1905) – o profeta das viagens submarinas e espaciais.Apesar de todo conhecimento acumulado temos que assumir a nossa imprudência e negligência em termos ambientais. Dos desmatamentos irregulares à não obediência de um princípio elementar – jogar o lixo e no lixo – gravitam inúmeras causas de agressão ao nosso hábitat. É o poder público que não aplica recursos suficientes em saneamento básico, as empresas que utilizam processos operacionais inadequados e cada um de nós que agimos de forma irresponsável.

O impacto, entre o ato e o fato, é tão impressionante que ”se uma borboleta bater (fortemente) as asas no Brasil,poderá provocar um vendaval no Japão.” Exagero à parte,devemos nos conscientizar que a situação é emergencial. A necessidade de implementar o sistema de gestão ambiental,vem acompanhada da argumentação de que os investimentos serão elevados,o que em parte é verdadeira, face ao brutal estrago que tem sido provocado em nome do progresso. A ISO - Organização Internacional para Normalização - é uma entidade de referência mundial em normas técnicas,que tem como objetivo estabelecer padrões de excelência de produtos, serviços e,principalmente,de vida.

A ISO.14000 é o modelo que destina-se a implementação de sistema de gestão ambiental,cujo planejamento é a ferramenta mais eficaz da prevenção. De uma maneira bem simples, as normas ISO podem ser entendidas como: escreva o que e como você faz, e faça como você escreveu. Embora não obrigatória, a certificação por essa entidade coloca a empresa em conformidade com a legislação vigente e com as exigências de seus clientes e consumidores. Em alguns aspectos a preservação do planeta depende muito mais da pedagogia do que da tecnologia. Um exemplo pode ser encontrado nas imediações de determinada escola, onde um vendedor ambulante (e família) vende sorvetes e doces.Terminado o horário de saída e de entrada dos alunos esse homem dá uma autêntica lição de cidadania.

Pega uma vassoura,uma pá e um saco de lixo e passa a varrer e recolher os papéis jogados no chão.Ele percorre o quarteirão todo limpando a rua e as calçadas.Trata-se de uma pessoa que se traja adequadamente e atende à todos com educação e simpatia.Sem contra indicação, e a baixíssimo custo, existe um programa que pode ser implementado em empresas de qualquer porte e segmento,órgãos públicos e,até, em residências.Trata-se do 5S – cinco sensos - , cuja origem japonesa vem das seguintes palavras: seiri (utilização), seiton (arrumação),seiso (limpeza), seiketsu (saúde e higiene) e shitsuke (autodisciplina). Ele é âncora para palestras na SIPAT – Semana (anual) Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O primeiro senso consiste em separar o que é útil do inútil. A fase seguinte tem como objetivo manter arrumado tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia. O terceiro passo é o da limpeza, porém com o enfoque preventivo de não sujar. A quarta etapa aborda a saúde e a higiene sugerindo um ambiente arejado,que privilegie a qualidade de vida. O último procedimento refere-se a auto-disciplina,que tem como meta a reeducação das nossas atitudes inadequadas.O sucesso do programa 5s encontra-se no exercício da gestão pró-ativa. Esses procedimentos,aparentemente simples, são de tamanha importância que estão em perfeita sintonia com uma das oito metas do milênio – garantir a sustentabilidade ambiental. Elas foram aprovadas por 191 países da ONU,que estabeleceu determinados resultados até 2015. Ah! Lembrete: a natureza não reclama das agressões do homem, vinga-se.

Sobre o Autor

Faustino Vicente: Faustino Vicente é consultor organizacional, professor e advogado em Jundiaí, SP.

FORMAÇÃO: Professor e Advogado.
VIVÊNCIA: Trabalhou em indústria, comércio e banco.
CONSULTORIA: Atuando há 21 anos.
USP: Especialização em Recursos Humanos.
FIESP/CIESP: Foi Conselheiro da Regional de Jundiaí – SP.
EDITORA EPSE: Integra o o Conselho Editorial da Revista Banas Qualidade.
AUDITOR: Durante 7 anos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Virginia Woolf inteira no pouco lido “Momentos de Vida”, por Chico Lopes.

Tirando dúvidas dos leitores, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos