Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

No Balanço Da Rede

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 03/09/2005.

Apenas sei que havia sol e as pernas de um homem que balançam no tempo, feito um pêndulo, se mistura numa cena qualquer perdida na imensidão do Brasil? Essa rede estendida na varanda estava um pouco longe de mim, vi que a princípio dorme sono profundo riscado no verde do horizonte, um homem e seu gato no colo balançam na rede. Nem sei de onde vieram, de longe eu não os via bem. Eram apenas duas figuras exóticas que descansam na velha varanda de madeira, e isso dá uma alegria e tem uma beleza ingênua e sem compromisso. Por que hoje ressuscita dentro de mim essa imagem? Era um momento apenas.

Eu tentava fixar o homem deitado na rede e, o gato imóvel e atento com os olhos ao jogo de intensa luz e nenhum sopro de vento. Eu estava passando pela calçada. Pode ser um momento feliz, e em si mesmo talvez fosse, e aquele singelo quadro de natureza morta me fez bem, mas uma fina, indefinível angústia saudade me vem misturada com essa imagem fotográfica. A camisa de algodão, a bota sete léguas marrom avermelhada, a velha calça azul e desbotada. Eu devo estar saudoso quando vi o homem deitado na rede e seu gato na varanda, mas deixei minha pouca alegria para mirar com um vago sorriso perdido no espaço. Era um instante de graça e felicidade. Senti necessidade de mostrar aquela foto rara a alguém: “veja, aqueles dois...”Mas, eles estão tão lindos assim, que o prazer daquela visão me bastava; uma luz amarelou seus perfis desceu pelo braço como uma carícia, depois chegou até o joelho. Mostrar por mostrar ou, quem sabe, para repartir aquele instante de beleza como quem reparte um doce, como sinal de estima e de simplicidade; em sinal de comunhão ou, talvez, para disfarçar o mal-estar com a vida atual.

Sua imagem tão viva era toda solta, de meus dois olhos, uma secreta palpitação. Via os seus joelhos dobrados, de lado, o gato imóvel no colo, na poltrona. Eu queria me aproximar; o sitiante, aquele felino estático e a sua rede avançavam, passando entre as cortinas cor de ferrugem que realçam meus cabelos e olhos. Mas, a barra do dia ainda era uma vaga música dos tempos de festa na roça, havia nuvens leves, espalhadas em várias direções, como se durante a noite o vento tivesse dançado ateu no ar. Depois, aos poucos, foi se acendendo um carmesim, de fumo de rolo, e sob ele o mar de concreto se fez quase verde. Imaginei o calor das pessoas na varanda, contando os causos de caçador e pescador, tomando café quente na caneca esmaltada, arrumando casamento e a vida alheia – do jeito de tribunal de júri – as mulheres na cozinha, batendo as panelas com o aroma agradável de comida caseira nas tardes de domingo. Não era um mal-estar de angústia dolorosa, era leve, quase suave. Como se eu tivesse, de repente, o sentimento vivo de que aquele momento luminoso era precário e fugaz. Dentro da cabeça parecia haver um torvelinho misturado à fragrância de erva verde fresca. E aquela rede vazia abria os braços esperando acolher outra vez os dois seres vivos.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Para não dizer que não falei de Curitiba, por Silas Corrêa Leite.

CAOS E CAUSAS, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos