Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS José Aloise Bahia


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Luiz Edmundo Alves Lança “Fotogramas de Agosto”

por José Aloise Bahia *
publicado em 28/08/2005.

O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas - parceria da Fundação Clóvis Salgado com o Suplemento Literário de Minas Gerais, apoios culturais da Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão - sempre nos jardins internos do Palácio das Artes, às 18h30, recebe na próxima terça-feira, 30 de agosto de 2005, Luiz Edmundo Alves em performance e lançamento do livro "Fotogramas de Agosto", e homenageia Valdimir Diniz através de Daniel Furtado.

O baiano Luiz Edmundo Alves, mineiro de coração, pois mora em Belo Horizonte há 30 anos, estreou na poesia em 1981 com "Entre Outras Coisas", publicou ainda "Metropolitano Aloucado" (1983), "Sopro" (1990) e "Na Contra Luz" (2002). Também videomaker, produziu e dirigiu uma série de videopoemas "Lampejos"; nas palavras da cineasta Patrícia Moran: "Percorrendo a poesia de Drummond, Rimbaud e seu próprio trabalho, Luiz Edmundo faz uma panorâmica de lampejos aflitivos pela poesia. Da seleção dos poetas ao trabalho de finalização encontramos o olhar honesto e apaixonado do amante da poesia". Editor do importante site literário e artístico Tanto, www.tanto.com.br, uma revista e mix imaginativo, moderno e lugar dos melhores autores clássicos e contemporâneos. Criou junto com o escritor Wilmar Silva o recital "Poemas de Corte", apresentado em vários encontros e bienais de literatura pelo Brasil. No Terças Poéticas do próximo dia 30 de agosto, Luiz Edmundo autografará o seu mais recente livro: "Fotogramas de Agosto" (Anomelivros), dividido em três partes, um encontro de cores em matizes e sutilezas, onde a vida é revelada através da perda repentina da esposa Ângela, casada com o poeta por 18 anos. "Fotogramas de Agosto" reúne poemas escritos nos últimos três anos, e reflete a grande mudança sentida por Luiz Edmundo Alves a partir do falecimento de sua esposa.

Valdimir Diniz (1947-1986) nasceu em Belo Horizonte e começou a escrever no Suplemento Literário de Minas Gerais no final da década de 1960 e inicio de 70. Através do grupo "Beco" e da revista de vanguarda "Vereda", participou do meio cultural da capital mineira, revelando-se um dos autores da emblemática "Geração Suplemento". O livro "Poesia aos Sábados" (Edições Oficina, 1971, BH), mostra a estréia de um poeta inquieto com a palavra: cortante e agressivo, irônico e sarcástico. Jornalista, trabalhou no "Jornal da Tarde", São Paulo, depois no "Jornal de Brasília" e na revista "Veja", mas nunca abandonou a poesia. "Até o 8º Round" (Francisco Alves Editora, 1978, RJ), ganhador do terceiro lugar do Prêmio Remington de Poesia, apresenta em definitivo um poeta amadurecido através de uma linguagem própria, sempre envolvente e escarnecedora. Valdimir Diniz, poeta-boêmio, no inicio da década de 1980 ainda em Brasília, passou a experimentar a poesia falada. Em 1986 foi vitima fatal de acidente automobilístico. Seu legado - dois livros publicados em vida, e inéditos - uma poética de lâminas afiadas, merece com urgência releituras e publicação.

A lista de escritores convidados e homenageados pela "Terças Poéticas" na temporada de setembro/2005 é a seguinte: dia seis - Adolfo Maurício Pereira & Dantas Mota; dia 13 - Dayanne Timóteo & Ide Moura; dia 20 - Leo Gonçalves & Fritz Teixeira de Salles; dia 27 - Rodrigo Starling & Alphonsus de Guimaraens.

Sobre o Autor

José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


História de um Dente Molar, por Pablo Morenno.

Páginas (avulsas) da vida - 2, por Terezinha Pereira.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos