Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Paulo da Mata-Machado Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

P A L A V R A S

por Paulo da Mata-Machado Júnior *
publicado em 17/08/2005.

Eça de Queiroz descreve em uma passagem do seu mais ambicioso romance, "Os Maias", cena inesquecível a respeito dos limites da sordidez humana. Em determinado momento o crápula chamado Dâmaso Salcede, responsável por difamar o herói da história, Carlos da Maia, é obrigado por amigos deste último a escrever uma carta declarando que as injúrias que mandara publicar eram fruto de "bebedeira incorrigível e palreira" e ao "hábito de intemperança hereditária".

Tudo vai indo muito bem, o biltre copiando com sua "bela letra" as terríveis palavras acusatórias contra si próprio, quando de repente pára, "com a pena indecisa". Aos amigos de Carlos parece que finalmente alguma coisa de humanamente digno sairia daquela "gordura balofa, um resto escondido de dignidade, de revolta"; mas logo se desiludem ao escutar a dúvida do inacreditável Dâmaso: "Embriaguez é com n ou com m?"

Nesses últimos dias eu me lembrei do pilantra do Dâmaso, pois também estava com dúvidas a respeito de certas palavras da nossa amável língua pátria: Não que eu vá escrever bilhetinhos anônimos difamando ou caluniando alguém, longe disso; mas comecei a me dar conta do tempo decorrido desde que pela primeira vez ouvi certos vocábulos e como, ao que tudo indica, eles vieram mudando de significado nesses anos todos.

Não. Não é bem "mudar o significado": antes uma sutil e continuada alteração, quase imperceptível, no uso das palavras. De tal forma que o sentido foi-se transformando pouco a pouco, foi sendo retorcido, alterado, a ponto de virar quase um antônimo do que queria dizer nos recuados tempos da minha infância.

Esse fenômeno trouxe como conseqüência o fato de cada vez entender menos essa língua com a qual nasci. Usar, uso até hoje, mesmo porque só sei essa. Mas que fica cada vez mais esquisita, ah, isso fica… O ritmo com o qual as palavras vão mudando, cada vez mais, cada vez mais rápido está fazendo com que elas fiquem incompreensíveis.

Um exemplo: quando ainda pequeno, ouvi pela primeira vez "ética". Aí alguém me explicou: "vergonha na cara". Ficou. Hoje, ouço dizerem que não é bem isso, que é preciso "relativizar" o termo de acordo com as circunstâncias e eu perco o fio, fico perdido: tornar relativo o quê? A vergonha? A cara?

Parece que outro vocábulo igualmente modernizado é "canalha": lembro-me que era uma palavra tão forte, tão definitiva, que havia até mesmo um personagem a ela incorporado, que a descrevia: Era o "Palhares" do Nélson Rodrigues, sujeito capaz de passar uma cantada na própria cunhada, no velório do marido desta.

Pois bem: ao que tudo indica, "canalha" deixou primeiramente de ser usada como adjetivo para somente ser um substantivo, dos mais comuns, acatado, aceito e usado pela sociedade conformada com os costumes modernos: anda substituindo (sem maiores traumas, segundo me informaram) usual e freqüentemente os termos "Senador" "Deputado", "Governador" e até mesmo "Presidente". Acho que a antiga forma "político" tornou-se por algum motivo desusada, fora de moda, obsoleta e ninguém me avisou.

Mas recordo-me ainda outra vez do Dâmaso: há tanto tempo, há tanto tempo mesmo que não ouço mais "hombridade" que precisei olhar no dicionário se é com ou sem o h inicial... O significado, então, esse ao que parece ficou por aí, esquecido e empoeirado em algum desvão do destino: "nobreza de caráter, dignidade"...

E mais e mais palavras foram me ocorrendo, palavras que hoje são motivo de confusão e embaraços, uma vez que representam apenas traços de memórias quase apagadas: "honestidade", "arrependimento", "sinceridade", "verdade". Convivem com outras igualmente submetidas a uma espécie de limbo, de onde são resgatadas misteriosamente por seres indefinidos, escusos (acho que chamados "marqueteiros"), repaginadas e colocadas novamente em uso, porém como já disse com o significado invertido: "Arrogância" "desculpas" "obsceno", "cafetina", etc. etc...

Enquanto escrevia isso dando conta da minha perplexidade, fui podendo perceber que as palavras afinal de contas não só não têm a menor culpa, como não perderam o significado original da minha infância: elas são o que são, o que vieram se constituindo pelos séculos afora, pelo "engenho e arte" de tantos e tantos homens e mulheres que as amaram e delas fizeram uso, com carinho, enlevo e respeito.

Houve, sim uma mudança: mas essa ocorreu em nosso desgraçado país, uma diabólica e persistente alteração semântica, capaz de transformar "cloaca a céu aberto" em "país tropical e bonito por natureza". Mas para esse fenômeno não encontro palavras.

Sobre o Autor

Paulo da Mata-Machado Júnior: Sou mineiro do Rio de Janeiro, das vizinhanças da Praça da Bandeira, rua Mariz e Barros, ao lado do Instituto de Educação, cheio de meninas vestidas de azul e branco / trazendo um sorriso franco / no rostinho encantador: Hospital Gaffrée-Guinle, dezembro de 1942. Antes dos cinco anos virei ilhota, naquele paraíso tropical que era a Ilha do Governador dos anos quarenta: pescava, nadava, andava de bicicleta e nas horas vagas freqüentava com muita má vontade as aulas da escola 5-13 Rotary. E as matinês do Cine Miramar, religiosidade dominical.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O show do Brasil!, por Sabine Kiefer.

O peso trágico do atavismo na melhor ficção brasileira de 2008., por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos