Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A lista do Malaquias

por Airo Zamoner *
publicado em 08/08/2005.

O parlamentar parecia solitário, macambúzio. Pudera! Malaquias, vindo lá dos fundos do país para a capital, freqüentemente extraviava-se nos corredores decorados do magnífico edifício do Congresso e perdia-se nas conversas ininteligíveis de pomposas excelências que falavam, riam, cochichavam, conspiravam.

Difícil acostumar-se com a mudança na vida e com os novos costumes naqueles papos descontraídos que contradiziam descaradamente os discursos oficiais. Malaquias sempre foi rude, mas homem de uma só palavra. Retraía-se, ao sentir que os discursos eram falsos, hipócritas, mentirosos.

Foi complicado internalizar que agora era uma autoridade. Incomodava-o perceber que o procuravam tanto, oferecendo tanta coisa de graça.

Nas conversas, perdia muitas palavras que não sabia o significado. Para quem mal terminou a quarta série, nem poderia ser diferente. Vocabulário limitado e fora de seu mundo, o linguajar escapava de sua plena compreensão. Nunca teve pendores políticos, nem liderança significativa. Mas tinha amigos, muitos amigos.

Tudo começou quando um desconhecido o convidou para se candidatar e para isto receberia uma boa grana. Simplória, sua mãe agradeceu a seu Deus. É a sorte grande! Vá, meu filho! O velho pai, cansado, calou-se. E ele foi...

O dinheiro pagou a hipoteca do sítio. Ainda sobrou para um pequeno trator e uma gorda caderneta de poupança. Ensinaram o que ele deveria fazer e o fez religiosamente bem. Foi eleito com facilidade. Não entendeu quando o carregaram em desfile pelas vielas da pequena cidade. As pessoas que o homenageavam eram desconhecidas, nem viviam por ali. Não ficou sabendo quem e porquê votaram nele. Mas, afinal, estava ajudando a família a superar as dificuldades, ter uma vida bem melhor. Valia o sacrifício.

Obediente, Malaquias fez tudo o que ensinaram as velhas raposas do poder. O dinheiro entrava a rodo em sua conta recém-aberta, misturando o devido com o desconhecido. Ele desconfiava.

Tímido e bronco, sentia falta de seu lugar, de sua gente, de seus bichos, de seu canto. A solidão traduzia-se em feições taciturnas, logo percebidas pelos funcionários do hotel, principalmente Jonas, que foi se achegando aos poucos à nova “excelência”. Acabou por entregar-lhe um bilhete com uma sigla e o número de um telefone. A sigla GMC, o parlamentar novato pensou ser daquela fábrica de caminhões de antanho. Mas não. Era, sim, de uma distinta senhora, explicou-lhe Jonas com paciência de vendedor. Poderia arranjar companhia de alto coturno, muita diversão. Acabaria com o que já parecia início de uma triste depressão. Dando certo, teria comissão garantida. E das gordas.


Numa daquelas noites insones, Malaquias lembrou-se do bilhete. Tomou coragem e ligou para GMC. Com voz aveludada, alguém identificou-se por Geane.

Entendeu, afinal, o que era aquele G do bilhete amigo. Ela foi amável, como poucas pessoas haviam sido com ele. Convidou-o para uma festa que estava acontecendo naquele exato momento. Prontificou-se a buscá-lo. Duas lindas moças, decotes generosos, saias curtíssimas, pernas longas, tentadoras, sorrisos cativantes, ombros nus a chamar carícias, conduziram Malaquias para o luxuoso apartamento cobertura onde a tal festa corria solta. Ficou assustado, o nosso Malaquias. Teve a impressão que se tratava de uma reunião do Legislativo em conjunto com o Executivo completo. Quase todos que conhecera nos últimos dias estavam lá. Cada um agarrado a uma, ou duas, daquelas lindas moças, insinuando-se libidinosamente. Num canto da grande sala, sobre um elevado, uma banda tocava música suave. Três moças nuas, dançando como serpentes, deixaram Malaquias paralisado. E pior: eram alisadas, na frente de todos, por alguns parlamentares que se revezavam. Malaquias teve um choque. Empurrou as duas anfitriãs com certa rispidez. Tirou do bolso um pequeno bloco e um lápis. Molhou a ponta na boca e fez uma lista completa dos convidados. Prometeu revelar suas anotações em discurso no plenário.


Os palácios estão em pânico. Querem destruir a lista de Malaquias e o próprio Malaquias antes que seja tarde...

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Barra do dia, por Eloi Zanetti.

Leilão de florestas públicas e Controle do Dano, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos