Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Faustino Vicente


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Profeta da Criatividade

por Faustino Vicente *
publicado em 06/08/2005.

Celebrizado como o pintor da Última Ceia e da Mona Lisa, com seu enigmático sorriso, o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) foi inventor,cientista,escultor, engenheiro, músico, desenhista, cartógrafo, matemático e arquiteto,além de dominar outras áreas,como a física, astronomia, zoologia, botânica e a fisiologia. Sua genialidade o consagra como o profeta da criatividade, e o pai da empregabilidade – soma das competências e habilidades individuais.A sua fértil imaginação o fez viver séculos à frente do seu tempo.Como o maior desafio mundial é a geração de idéias para resolver os graves problemas sociais da maioria da população do planeta, pergunta-se: quanto vale uma idéia?

Quanto valeram e continuam valendo as idéias de Marie Curie, de Oscar Niemeyer, de Thomas A. Edison, de Santos Dumont, de Walt Disney ou de Madre Tereza de Calcutá.Quanto valem as idéias de Bill Gates – o homem mais rico do planeta? Idéia não tem preço, tem valor, muitas vezes muito além das cifras que engordam contas bancárias, pois, salvam vidas, elevam a auto-estima das pessoas transformando-as em cidadãos ou, permitindo que o maior objetivo do Ser humano seja atingido – a felicidade. A idéia, considerada como a representação intelectual de um objeto ou de um processo, terá maiores chances de êxito quando baseada no conhecimento, requisito tão importante que é texto bíblico: (Provérbios 4:7) “a sabedoria é a coisa principal;adquire pois a sabedoria,emprega tudo que possues na aquisição do entendimento”.

A percepção refinada sobre as traquinagens das crianças, nos levará à conclusão que elas só desejam aprender a aprender. Por outro lado, me arrisco a afirmar que as pessoas que “levam mais tempo para envelhecer” são as que têm como atividade principal a literatura, pintura, artes cênicas, música, escultura e outras qualidades artísticas, em parte, pelo privilégio de se utilizarem da mais fascinante das matérias-primas: a emoção. Compartilhar o conhecimento através de intercâmbio de informações e experiências é essencial para nos conscientizarmos, que é dividindo que se soma. A inovação, fada madrinha da tecnologia, acontece quando se tem liberdade,e/ou coragem, para romper com os hábitos, deletar as regras ou quebrar a disciplina, pois, segundo o espanhol Picasso, expoente da arte contemporânea, todo ato de criação é, antes de tudo, uma destruição.

Organização inovadora, de qualquer natureza e porte, é aquela que tem a iniciativa de estimular seus funcionários à se desenvolverem no campo da comunicação,motivação e liderança, triângulo mágico das transformações. Considerando que o mundo é dos curiosos, a implementação do PAI – processo de associação de idéias – é uma iniciativa que faz da aprendizagem coletiva uma forma inteligente,prática e barata de agregar valor aos produtos e serviços. Vale a pena alertar que não se trata de um festival de palpites, mas do desenvolvimento de projetos com metodologia adequada, que inicia com a imaginação e termina com a avaliação dos resultados.

As idéias devem ter como objetivos gerais a prevenção de não-conformidades, a solução de problemas emergenciais e a geração de novidades que criem uma posição singular na mente do consumidor.Para as organizações, as vantagens são visíveis, principalmente o fortalecimento da sua imagem no mercado. Para os funcionários o maior benefício é a prazer de revelar e/ou desenvolver o seu potencial, além dos incentivos motivacionais, que objetivam o reconhecimento e a valorização do pensamento criativo.

A associação de idéias, patente dos pensadores da antiga Grécia e paraíso da moderna publicidade, dará resultados satisfatórios nas organizações que tiverem a ousadia, e a humildade, de ter como lema a seguinte frase: aqui tudo pode ser questionado.

Sobre o Autor

Faustino Vicente: Faustino Vicente é consultor organizacional, professor e advogado em Jundiaí, SP.

FORMAÇÃO: Professor e Advogado.
VIVÊNCIA: Trabalhou em indústria, comércio e banco.
CONSULTORIA: Atuando há 21 anos.
USP: Especialização em Recursos Humanos.
FIESP/CIESP: Foi Conselheiro da Regional de Jundiaí – SP.
EDITORA EPSE: Integra o o Conselho Editorial da Revista Banas Qualidade.
AUDITOR: Durante 7 anos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


GERALD CLARKE fez retrato definitivo de um grande escritor atormentado, por Chico Lopes.

A vida não se resume em festivais, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos