Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS José Aloise Bahia


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Achamento de Portugal

por José Aloise Bahia *
publicado em 31/05/2005.

40 é o número de poetas mineiros e portugueses contemporâneos que participam da antologia O Achamento de Portugal. O lançamento mundial, no dia oito de junho de 2005, será realizado nos jardins internos do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O livro, fruto de uma parceria inédita da editora anomelivros e o Consulado-Geral de Portugalem Minas Gerais, conta com os patrocínios da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade de direito privado e utilidade pública, e o Instituto Camões, ligado ao Ministério de Negócios Estrangeiros do governo português, ambos com sede em Lisboa. Apóiam o evento a SOGRAFE e o Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado.

Um projeto detalhado, inspirativo e instigante que começou há três anos, durante a realização do Salão do Livro de Minas Gerais. Ressurgiu em 2004, num seminário de literatura, em Ouro Preto, com as presenças do editor da anomelivros, o ator e poeta mineiro Wilmar Silva, Valter Hugo Mãe (nascido em Angola) e José Luís Peixoto, três nomes importantes da poesia contemporânea em língua portuguesa. Durante o encontro, um colóquio multidisciplinar, que reuniu vários escritores, o poeta mineiro começou alinhavar a idéia surgida no passado: reunir numa publicação escritores dos dois lados do Atlântico. Um trabalho de pesquisa, memória, congraçamento e intercâmbio, marcado pela multiplicidade de estilos. Criativo e revelador. Fértil e imaginativo nas mãos de um conjunto de pessoas, que sempre souberam valorizar a História, seu legado e a infinita ponte cultural, fecunda; elos e ligações de Minas e as terras lusitanas.

Para toda a comunidade lusófona O livro será relançado em Lisboa no segundo semestre de 2005. Constam na antologia poemas inéditos de escritores consagrados e novos. Destacam-se, entre outros, nomes como José Luís Peixoto, Fabrício Marques, Edimilson de Almeida Pereira, Maria Esther Maciel, Ronald Polito, Wilmar Silva, Ana Elisa Ribeiro, Ricardo Aleixo, JoséAloise Bahia, Alécio Cunha, Mônica de Aquino, Helton Gonçalves de Souza, Guiomar de Grammont, Luiz Edmundo Alves, Mário Alex Rosa, Milton César Pontes e Donizeti Rosa (falecido no ano passado, após ter o estado de saúde agravado, quando morava num acampamento do Movimento dos Sem-Terra na cidade de Bambuí, Minas Gerais).

A coletânea vai ser distribuída, via Instituto Camões, para toda a comunidade lusófona: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.

Outra iniciativa que merece destaque é a recente fundação da ALIPOL (Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens). Uma entidade intercontinental, que até o momento conta com mais de 150 escritores e artistas filiados do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. O primeiro encontro internacional da ALIPOL acontecerá até ofinal do ano na cidade-sede, Belo Horizonte, Minas Gerais. Estarão presentes os principais romancistas, novelistas, dramaturgos, artistas plásticos, cineastas, jornalistas culturais, acadêmicos e estudiosos de literatura comparada, ensaístas, contistas, cronistas e poetas da língua portuguesa. Mais informações: www.alipol.org.

A seguir trecho de A Criança em Ruínas (Edições Quasi, Lisboa, 4a. edição), primeiro livro de poesias do cineasta, dramaturgo e escritor português José Luís Peixoto:

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.


Foto: Torre do Castelo de Belém, Lisboa, Portugal, Filó Marçal, BHZ, MG

Sobre o Autor

José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Dois poetas em busca da identidade nacional dos portugueses e dos brasileiros: um estudo de caso., por Antônio Ribeiro de Almeida.

Eladia Blázquez, pasión porteña, por Zaide Moz.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos