Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Gaudiano, o diabo

por Airo Zamoner *
publicado em 30/05/2005.

Quando o pobre do Gaudiano abriu os olhos para o mundo, não foi logo que nasceu e sim quando chegou à maioridade. Olhou demoradamente para a vila Parolim, imaginando que tudo era mesmo um inferno.

Na época que, ainda pequeno, freqüentou a catequese, ouviu entre incrédulo e admirado, uma professorinha entusiasmada com o céu e assustada com o inferno. Ela vendia os lotes do paraíso para uma platéia atônita no mesmo tom que ameaçava com o fogo eterno a todos os estarrecidos pimpolhos.

Gaudiano gostava das aulas de catecismo, mas era para olhar as pernas tentadoras da catequista e depois, à noite, sozinho no banheiro, ficar, digamos, recordando com deleite as aulas de religião.

A história de paraíso e inferno, além das pernas da doce e jovem carola, foi a única coisa que sobrou para Gaudiano daqueles tempos de perplexidade e penúria. Chegada a hora trágica de abrir os olhos, percebeu que perdera o pai numa noite de berros e tapas com a mãe. Aos socos e ponta-pés, seu progenitor deixou o barraco, a vila, Curitiba e se mandou... Gaudiano nunca mais o viu.
No mesmo dia, percebeu ter extraviado também a mãe, que se dedicou à prostituição ali na vila mesmo, sob seus olhos abobalhados. Ela não escolheu a profissão porque, coitada, era a única saída. Carente, escolheu aquela atividade porque era estimulante, prazerosa e ainda por cima, podia ganhar algum.
Gaudiano, por razões que a própria desconhece, começou a pensar. E pensando, percebeu que o inferno da professorinha era ali mesmo na vila. Descobriu que, mesmo no inferno, poderia haver um canto mais fresco, nem que para isto precisasse corromper o capeta. Só precisava saber onde o desgraçado morava, se é que morava em algum lugar.

Esta foi uma idéia que martelou dentro de sua cabeça desde os tempos da catequese. Pensava em como era boa a vida do diabo, chefiando o inferno. Deveria ser legal comandar aquele fogo todo e dar aquelas gargalhadas enquanto a turma ficava se queimando eternamente sem morrer. Concluiu que o inferno era bom demais para o diabo. E quem ousa negar que o diabo gosta do inferno? Se não gostasse, teria acabado com ele. Ao contrário, parece que abriu filiais, ou até franquias neste mundo todo.

Diabo – continuava pensando Gaudiano – como qualquer chefe, precisa de auxiliares e os auxiliares terão um naco de poder, de conforto e poderão ter catequistas sempre por perto.

Por estas e por outras, Gaudiano queria a todo custo se candidatar a auxiliar do demo. Cargo que no paraíso também deve existir, pois afinal, lá também tem chefe.

A cabeça de Gaudiano se encheu com uma conclusão entusiástica: paraíso ou inferno, deus ou diabo, pouco importava. Se não desse para ser deus, nem diabo, já que estes cargos estão diabólica e divinamente ocupados para todo o sempre, rigorosamente nesta inversa ordem, daria ao menos para pleitear um segundo escalão. E terá que ser com o diabo, já que o inferno ele conhece desde criancinha.

Daquele dia em diante, todas as energias de Gaudiano foram canalizadas para descobrir onde morava o diabo. A gente consegue ver Gaudiano andando por todos os bairros de Curitiba nesta busca. Anda também, pelo Paraná inteiro. Dizem, os que o conhecem mais de perto, que agora está planejando ir a Brasília, onde os diabos abundam...

E é exatamente este o dilema de Gaudiano: há diabos demais.

Se em Brasília não conseguir identificar o chefe, ficará definitivamente confirmada sua suspeita: o verdadeiro diabo é ele próprio e está cheio de planos na cabeça.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A caneta do Presidente, por Airo Zamoner.

A Seleção da Paraíba, por Paulo da Mata-Machado Júnior.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos