Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Tirando dúvidas dos leitores – Parte 3

por Rodrigo Capella *
publicado em 04/03/2008.

Apesar de eu estar longe, em outro país, do outro lado do Oceano, e sem tempo para ler e-mails, continuam chegando uma intensa quantidade de mensagens, vindas de toda parte do Brasil. São dúvidas de autores iniciantes, desabafos de escritores veteranos e comentários sobre os meus últimos textos publicados neste prestigiado jornal. Sensibilizado com o teor das mensagens e com o desesperos dos internautas, optei por tirar mais algumas dúvidas. Escolhi mais três cartas. Vamos a elas:

Felipe Kopp me enviou a seguinte mensagem: “li um artigo seu tirando dúvidas de pessoas que lhe enviaram e-mails acerca de publicações de livros. Bom, já que o sr. deu corda vou abusar um pouquinho, se puder ajudar: para participar de um concurso de literatura em que devo enviar os originais, antes disso eu posso (devo) registrar a obra junto à biblioteca nacional para que os direitos autorais sejam meus ouuuu posso (devo) manda-la sem registrar já que os direitos autorais passarão para os promotores do concurso?”

Amigo Felipe, os direitos autorais da obra em questão serão sempre seus. Recomendo que você registre o material na Biblioteca Nacional. No site, há todas as informações: www.bn.br Mas, vale ressaltar que você estará registrando a obra e não a idéia. No Brasil, não há registro de idéias. Portanto, se uma pessoa gostar do tema do seu texto, poderá desenvolver um similar e não receberá punição.

Você citou algo importante: os concursos de literatura. Recomendo a todos os escritores amadores ou profisionais que participem dos concursos. Eles dão boa visibilidade e ajudam o escritor a se tornar mais conhecido e ainda ajudam o autor a repensar sobre a sua obra, acrescentando alguns elementos e tornando os próximos textos ainda melhor e mais atrativos.

O segundo e-mail de hoje foi-me enviado por Regina Mercia, historiadora, que mora em Nova Olímpia (MT). Ela disse assim: “Rodrigo, eu li a sua reportagem sobre ajudar as pessoas em como editar livros. Eu escrevo poemas e também para jornais, e gostaria de editar um livro com meus poemas, mas não sei qual caminho seguir, você disse que tem que apresentar um projeto para a editora, por favor de-me o modelo, pois só monto projetos para escola. Espero ser atendida no pedido de auxilio, e agradeço”.

Amiga Regina, vamos ao modelo: primeiramente revise todas as suas poesias e elimine eventuais erros. As editoras, simplesmente, ignoram as poesias que têm erros. Depois, faça um prefácio ou convide um escritor para fazê-lo. Normalmente, a segunda opção é a mais valorizada. Em seguida, escreva uma carta de apresentação do projeto, colocando os principais objetivos do livro, o público que você pretende atingir e quais as propostas do texto. Faça um outro documento descrevendo a sua experiência profissional e grampei junto com a carta de apresentação do livro. No seu currículo profissional, conte tudo nos mínimos detalhes: os projetos que você desenvolveu nas escolas, o que você já fez como historiadora e os outros projetos que você está planejando executar. A editora vai medir a quantidade de contatos que você tem pela quantidade de projetos executados. Quanto mais projetos fazemos, mais pessoas conhecemos e mais chance temos de vender livros. É uma equação simples!

A terceira mensagem veio de Santa Catarina e foi assinada por Jucilei Leonel Paulino, instrutor de trânsito: “Sou de Jaraguá do Sul e tenho uma participaçao no livro "Crônicas de Jaraguá", recente lançamento da "Desin Editora". Gostaria por gentileza que me enviasse um comentario seu sobre o que você acha de alguem estreiar no lançamento de um livro sem a parceria de uma editora. É o que eu estou pensando pelo fato de nao atrair a boa vontade d"lles... É isso! Sucesso!! e boas idéias ...valeu!!obrigado!!”

Amigo, cabe, inicialmente, um comentário: a participação em antologias, tais como a “Crônicas de Jaraguá”, é muito importante, pois ajuda o escritor a encontrar o seu próprio estilo e também a fazer amizades literárias, que, normalmente, trazem bons frutos: como a troca de informações, o convívio com escritores e uma maior visibilidade de sua obra. Bom, vamos agora tirar a sua dúvida: quando você quis dizer “lançamento de um livro sem a parceria de uma editora”, você quis dizer lançamento de forma independente?

Se sim, vamos a alguns conselhos: alguns amigos escritores optaram por lançar livros dessa forma, pois eles ganhariam mais dinheiro. E isso realmente ocorreu: quando você paga a publicação, os livros ficam com você, e você ganha uma porcentagem maior com as vendas, já que, em uma publicação em parceria com as editoras, os autores ganham apenas 10% do preço de capa do livro. Mas, valem algumas observações: se você lança independente, você tem que distribuir os livros, tem que vendê-los, tem que divulgá-los, tem que fazer um monte de coisas. Eu, sinceramente, acho que não compensa. Eu prefiro lançar em parceria com uma editora, ganhar somente 10% preço de capa do livro e ter uma boa divulgação da obra, graças aos mecanismos utilizados pelas editoras. Uma boa divulgação do livro vai ajudar você a dar palestras, ser convidados para debates, dar aulas e participar de vários eventos. Você perde agora e ganha no futuro!

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Aurita, por Airo Zamoner.

Agora somos todos paulistas, por Fernando Gabeira.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos