Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rodrigo Capella →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Tirando dúvidas dos leitores – Parte 3
por Rodrigo Capella
*
publicado em 04/03/2008.
Felipe Kopp me enviou a seguinte mensagem: “li um artigo seu tirando dúvidas de pessoas que lhe enviaram e-mails acerca de publicações de livros. Bom, já que o sr. deu corda vou abusar um pouquinho, se puder ajudar: para participar de um concurso de literatura em que devo enviar os originais, antes disso eu posso (devo) registrar a obra junto à biblioteca nacional para que os direitos autorais sejam meus ouuuu posso (devo) manda-la sem registrar já que os direitos autorais passarão para os promotores do concurso?”
Amigo Felipe, os direitos autorais da obra em questão serão sempre seus. Recomendo que você registre o material na Biblioteca Nacional. No site, há todas as informações: www.bn.br Mas, vale ressaltar que você estará registrando a obra e não a idéia. No Brasil, não há registro de idéias. Portanto, se uma pessoa gostar do tema do seu texto, poderá desenvolver um similar e não receberá punição.
Você citou algo importante: os concursos de literatura. Recomendo a todos os escritores amadores ou profisionais que participem dos concursos. Eles dão boa visibilidade e ajudam o escritor a se tornar mais conhecido e ainda ajudam o autor a repensar sobre a sua obra, acrescentando alguns elementos e tornando os próximos textos ainda melhor e mais atrativos.
O segundo e-mail de hoje foi-me enviado por Regina Mercia, historiadora, que mora em Nova Olímpia (MT). Ela disse assim: “Rodrigo, eu li a sua reportagem sobre ajudar as pessoas em como editar livros. Eu escrevo poemas e também para jornais, e gostaria de editar um livro com meus poemas, mas não sei qual caminho seguir, você disse que tem que apresentar um projeto para a editora, por favor de-me o modelo, pois só monto projetos para escola. Espero ser atendida no pedido de auxilio, e agradeço”.
Amiga Regina, vamos ao modelo: primeiramente revise todas as suas poesias e elimine eventuais erros. As editoras, simplesmente, ignoram as poesias que têm erros. Depois, faça um prefácio ou convide um escritor para fazê-lo. Normalmente, a segunda opção é a mais valorizada. Em seguida, escreva uma carta de apresentação do projeto, colocando os principais objetivos do livro, o público que você pretende atingir e quais as propostas do texto. Faça um outro documento descrevendo a sua experiência profissional e grampei junto com a carta de apresentação do livro. No seu currículo profissional, conte tudo nos mínimos detalhes: os projetos que você desenvolveu nas escolas, o que você já fez como historiadora e os outros projetos que você está planejando executar. A editora vai medir a quantidade de contatos que você tem pela quantidade de projetos executados. Quanto mais projetos fazemos, mais pessoas conhecemos e mais chance temos de vender livros. É uma equação simples!
A terceira mensagem veio de Santa Catarina e foi assinada por Jucilei Leonel Paulino, instrutor de trânsito: “Sou de Jaraguá do Sul e tenho uma participaçao no livro "Crônicas de Jaraguá", recente lançamento da "Desin Editora". Gostaria por gentileza que me enviasse um comentario seu sobre o que você acha de alguem estreiar no lançamento de um livro sem a parceria de uma editora. É o que eu estou pensando pelo fato de nao atrair a boa vontade d"lles... É isso! Sucesso!! e boas idéias ...valeu!!obrigado!!”
Amigo, cabe, inicialmente, um comentário: a participação em antologias, tais como a “Crônicas de Jaraguá”, é muito importante, pois ajuda o escritor a encontrar o seu próprio estilo e também a fazer amizades literárias, que, normalmente, trazem bons frutos: como a troca de informações, o convívio com escritores e uma maior visibilidade de sua obra. Bom, vamos agora tirar a sua dúvida: quando você quis dizer “lançamento de um livro sem a parceria de uma editora”, você quis dizer lançamento de forma independente?
Se sim, vamos a alguns conselhos: alguns amigos escritores optaram por lançar livros dessa forma, pois eles ganhariam mais dinheiro. E isso realmente ocorreu: quando você paga a publicação, os livros ficam com você, e você ganha uma porcentagem maior com as vendas, já que, em uma publicação em parceria com as editoras, os autores ganham apenas 10% do preço de capa do livro. Mas, valem algumas observações: se você lança independente, você tem que distribuir os livros, tem que vendê-los, tem que divulgá-los, tem que fazer um monte de coisas. Eu, sinceramente, acho que não compensa. Eu prefiro lançar em parceria com uma editora, ganhar somente 10% preço de capa do livro e ter uma boa divulgação da obra, graças aos mecanismos utilizados pelas editoras. Uma boa divulgação do livro vai ajudar você a dar palestras, ser convidados para debates, dar aulas e participar de vários eventos. Você perde agora e ganha no futuro!
Sobre o Autor
Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.Mais informações: www.rodrigocapella.com.br
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
A Escola e a Integração Autor/Leitor, por Luiz Carlos Amorim.
Fábula de Lars von Trier foi o melhor filme do ano, por Chico Lopes.