Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Moacyr Scliar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Amós Oz transforma as suas memórias em boa literatura

por Moacyr Scliar *
publicado em 28/05/2005.

"De Amor e Trevas" traz reflexão sobre a história de Israel

Leia também o capítulo 1 livro "De Amor e Trevas", de Amós Oz

Nomes condicionam destinos, diz o provérbio latino (Est omen in nomen), e isto é particularmente verdadeiro no caso do mais conhecido escritor israelense da atualidade, Amós Oz. O prenome evoca o profeta que, à época do rei hebreu Jeroboão 3º (período de conquistas territoriais e de concentração da riqueza), corajosamente denunciou a hipocrisia dos poderosos e a opressão que pesava sobre os mais fracos. Oz, por sua vez, sobrenome adotado pelo escritor, quer dizer coragem. A coragem do profeta anima o escritor, que, sem ser um pacifista ingênuo, é um defensor da causa da paz. Foi um dos promotores do Tratado de Genebra, elaborado em conjunto por palestinos e israelenses e que representou uma importante tentativa de solucionar o conflito entre os dois povos.

Nascido em Jerusalém, Oz é autor de 25 livros traduzidos em vários idiomas; no Brasil a Companhia das Letras publicou dele "Conhecer Uma Mulher", "A Caixa Preta", "Fima", "Não Diga Noite", "Pantera no Porão", "O Mesmo Mar" e "Meu Michel". Em 2004 recebeu o importante Prêmio Goethe, da cidade de Frankfurt, reconhecimento de "impressionante senso de responsabilidade moral".

"De Amor e de Trevas" é um relato explicitamente autobiográfico que nos remete à infância do escritor, decorrida sob o signo do conflito entre um pai rígido e intelectualizado, e uma mãe distante, sofredora e, afinal, suicida (depois da morte dela, ele mudou o sobrenome de Klausner para Oz); os dois são, segundo o autor, os personagens principais da obra rica em tipos absolutamente fascinantes. Ambos representaram duradoura influência, o pai por causa de seu apego aos livros, a mãe porque era uma grande contadora de histórias. Oz queria "crescer para tornar-se um livro", porque livros lhe pareciam coisas mais importantes do que as pessoas.

Escritor Oz se tornou, e grande escritor, mas não só isso; seu texto reflete a existência do próprio Estado de Israel. Nascido em 1939, no ano em que Hitler invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra e depois ao Holocausto, Oz viveu, ainda criança, o momento em que (1947) a ONU decidiu a criação de dois Estados, um judeu e um palestino, no território antes sob mandato britânico -uma cena que descreve com emoção: "Esta noite, meu filho, você nunca vai esquecer, até o último dia de sua vida, e sobre esta noite você ainda vai contar a seus filhos, netos e bisnetos", diz o pai.

Figuras da política israelense, como David Ben Gurion e Menachem Beguin, o fundador do movimento direitista do qual se originaria o Likud e com o qual o pai de Oz se identifica, intelectuais como Guershom Scholem e o Nobel de Literatura Shai Agnon aparecem nestas páginas. É um vívido relato, no qual a memória nos remete à história. Para os que conheciam Amós Oz ficcionista, este livro será uma surpresa comovente e memorável.

Resenha publicada originalmente na Folha de São Paulo 28/05/2005

Sobre o Autor

Moacyr Scliar: Nasceu em Porto Alegre, em 1937. É formado em medicina, profissão que exerce até hoje. Autor de uma vasta obra que abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio, recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989) e o Casa de las Americas (1989). Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro.

O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


MAYSA: um oceano de talento e contradições, por Chico Lopes.

O capital da CESP, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos