Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
O Som e a Imagem do País
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 21/05/2005.
O mundo hoje está mais complexo e as gerações atuais sem tantas esperanças. O clima é completamente diferente: as pessoas estão muito interessadas em se estruturar do que em se expressar. Uma das principais modificações foi o crescente medo pela sinceridade em nosso relacionamento social e, conseqüentemente, a aceitação da mentira, da representação hipócrita, como norma natural de conduta na sociedade. Parecem códigos quase indecifráveis. Ficamos coniventes e egoístas, usando uma linguagem concisa e cheia de onomatopéias, como das histórias em quadrinhos.
Talvez seja apenas medo, mas, simplesmente, que parte dos brasileiros ouvem a música “dor-de-corno” ingerindo bebidas e drogas como escapismo de uma existência vazia, para suprir suas frustrações, ou cheios de si? Como reflexo, o crescente aumento de pacientes com distúrbios emocionais nos hospitais psiquiátricos, uma das causas da baixa auto-estima se refere a queda do padrão social aliada a depressão aguda. É em nível do sertanejo romântico que artistas fazem da “dor-de-cotovelo” não apenas o tema de sua decepção, mas, também, a essência da criação. Não se deixam aprisionar na teia de seus sentimentos: antes fazem de seu canto o universo onde pulsam de forma a poderem ser reconhecidos pelos que os ouvem. A observação do cotidiano permite constatar esses opostos, sobretudo nas manifestações artísticas (como o samba-canção, o bolero, o tango e o sertanejo atual). É comum dizer-se do indivíduo que ama e se vê correspondido como ele se torna mais pleno de possibilidades, como se sente estimulado em sua capacidade criadora; e, por outro lado, como se sente empobrecido, carente, quando se vê frustrado em sua ambição amorosa.
Assim influenciados, os fruidores do gênero “fossa” são bloqueados, em sua própria capacidade interpretativa, a evocarem suas experiências e advogarem a causa do amor plural. A música dor-de-cotovelo mergulha os homens nos tormentos do inferno, na derrota ou morte. Sempre que pensamos numa canção de amor frustrado, supomos alguém enamorado e que um agente se interpôs entre ele e o objeto de seu amor. Colocamo-nos habitualmente no lugar do amante para quem, mesmo que seja a pessoa amada quem promoveu a decepção, essa atitude é totalmente alheia (e adversa) a seu sentimento. Tem como único efeito deixá-lo em estado de carência afetiva.
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O “Espetáculo” Não Pode Parar, por José Aloise Bahia.
A América contra a caretice, por Noga Lubicz Sklar.