Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Som e a Imagem do País

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 21/05/2005.

O que será que está mudando nesta nossa moderna sociedade de consumo? O brasileiro, de uns tempos para cá, vem deixando de cantar no chuveiro? Durante milênios o homem acostumou-se a unir o seu idioma com o ritmo da música. Foi a cultura do consumo e do vencer na vida que determinou que o hábito de cantar não servia. A maioria das pessoas – por medo de serem chamadas de “sonhadoras ou bobas” – perderam sua consciência intuitiva. Distanciaram cada vez mais de nossa origem”. Por outro lado, minha gente, cantar exige profundas técnicas. Poucos têm o dom. Poucos percebem o tom certo. Como interpretar dentro do ritmo da canção?

O mundo hoje está mais complexo e as gerações atuais sem tantas esperanças. O clima é completamente diferente: as pessoas estão muito interessadas em se estruturar do que em se expressar. Uma das principais modificações foi o crescente medo pela sinceridade em nosso relacionamento social e, conseqüentemente, a aceitação da mentira, da representação hipócrita, como norma natural de conduta na sociedade. Parecem códigos quase indecifráveis. Ficamos coniventes e egoístas, usando uma linguagem concisa e cheia de onomatopéias, como das histórias em quadrinhos.

Talvez seja apenas medo, mas, simplesmente, que parte dos brasileiros ouvem a música “dor-de-corno” ingerindo bebidas e drogas como escapismo de uma existência vazia, para suprir suas frustrações, ou cheios de si? Como reflexo, o crescente aumento de pacientes com distúrbios emocionais nos hospitais psiquiátricos, uma das causas da baixa auto-estima se refere a queda do padrão social aliada a depressão aguda. É em nível do sertanejo romântico que artistas fazem da “dor-de-cotovelo” não apenas o tema de sua decepção, mas, também, a essência da criação. Não se deixam aprisionar na teia de seus sentimentos: antes fazem de seu canto o universo onde pulsam de forma a poderem ser reconhecidos pelos que os ouvem. A observação do cotidiano permite constatar esses opostos, sobretudo nas manifestações artísticas (como o samba-canção, o bolero, o tango e o sertanejo atual). É comum dizer-se do indivíduo que ama e se vê correspondido como ele se torna mais pleno de possibilidades, como se sente estimulado em sua capacidade criadora; e, por outro lado, como se sente empobrecido, carente, quando se vê frustrado em sua ambição amorosa.

Assim influenciados, os fruidores do gênero “fossa” são bloqueados, em sua própria capacidade interpretativa, a evocarem suas experiências e advogarem a causa do amor plural. A música dor-de-cotovelo mergulha os homens nos tormentos do inferno, na derrota ou morte. Sempre que pensamos numa canção de amor frustrado, supomos alguém enamorado e que um agente se interpôs entre ele e o objeto de seu amor. Colocamo-nos habitualmente no lugar do amante para quem, mesmo que seja a pessoa amada quem promoveu a decepção, essa atitude é totalmente alheia (e adversa) a seu sentimento. Tem como único efeito deixá-lo em estado de carência afetiva.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Som e a Imagem do País, por Rubens Shirassu Júnior.

Ah, se este povo soubesse!, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos