Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

As perguntas de Fidêncio

por Airo Zamoner *
publicado em 29/08/2005.

Caminhava nos limites do prometido eixo metropolitano de Curitiba, esquecido momentaneamente dos incômodos que percorriam sua alma. E não eram poucos.
O inverno, ameaçando encerrar sua estadia por estas bandas, se enclausurava amedrontado, enquanto Fidêncio se detinha sob um dos Ipês amarelos a margear a Fagundes Varela, florindo às escâncaras, dourando o chão por onde qualquer um ousasse passar.

Obrigava-se, inapelavelmente, a parar ao pé de cada árvore. Era compelido a apalpar o tronco enrugado, velho, escuro, bruto para agradecer a beleza paradoxal que aquela feiúra imensa se atrevia a expelir em suas pontas. Uma formosura que amainava os cutucões plangentes de supostos floretes em prontidão alerta, estrategicamente postados em volta de seu coração magoado.
Parou no alto da Avenida Nossa Senhora da Luz e vislumbrou, descida abaixo, as duas carreiras amareladas de ramos incandescentes sob a luz perdulária de um Sol esbanjador.

Sim, esquecido momentaneamente. Só momentaneamente. Nesta parada lá no alto, as reflexões voltavam a martelar suas cavernas conhecidas. Uma pergunta, das tantas a abarrotar seus arquivos, insistia toda vez que olhava para a indisciplina das flores tartrazinantes: por que, do tronco abrutalhado dos Ipês, é possível nascer espontaneamente a beleza desmedida das flores, a inocência da perfeição, a pureza da doação irrestrita, e, incompreensivelmente, das belezas da alma humana brota a torpeza, a indignidade, a desvergonha, a impudicícia, o desaforo, a feiúra absoluta da mentira?

Estava desgastadamente cansado, o Fidêncio. Perguntava-se por que as crianças são capazes de gestos de entrega, de amparo incondicional a um estranho que chora e o adulto caminha espargindo sarcasmo, desfaçatez, indiferença, egoísmo e avareza? A avalanche de perguntas não podia se deter na mente em furacão. Por que os governos amealham recursos inimagináveis sob a proteção de leis impostas por eles próprios e estes mesmos homens espoliados são os únicos a organizar e realizar com eficiência, obras efetivamente meritórias?

Fidêncio se esforçava para ocupar, com flores e crianças, os espaços das perguntas teimosamente importunas. Mas não conseguia: por que existem miseráveis, abandonados, doentes, excluídos de todos os matizes, mortos prematuros, se a sociedade que trabalha e produz entrega aos governos quantias absurdas, suficientes para dar soluções, com sobra espantosa, a todas as necessidades da vida humana?

E Fidêncio caminhava de volta aos limites do prometido eixo metropolitano, afogado nos incômodos que percorriam sua alma. E eram muitos. O inverno em fuga, contraditório, invadia sua alma em sobressaltos. Olhava para trás, num adeus melancólico aos Ipês dourados a forrar as calçadas, em despedida prematura, antes de saudarem a chegada de uma primavera encabulada. Inquietava-se com a falta de respostas. Suas angústias derramam o sangue do povo com as estocadas desumanas, não de floretes, mas de sabres e espadas, como torturadores treinados, estrategicamente postados em volta de seu coração magoado, desesperançado, sem respostas.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


GARBO: Barry Paris tenta entender o mito., por Chico Lopes.

Sweets to a sweet, por T.M. Castro.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos