Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Neo-obscurantismo

por Airo Zamoner *
publicado em 16/03/2005.

Depois da violenta morte do marido, Elda foi tentar a sorte na cidade grande. A filha tinha lá seus sete anos. Menina esperta, curiosa, ativa, única herança de seu efêmero casamento, Nadir se tornou o objetivo único de sua vida.

Ajeitou-se no barraco de uma prima bondosa na favela mais populosa da civilização. Achou serviço de diarista na casa de Dona Margarida, uma professora. Nadir acompanhava a mãe no serviço. Elda temia deixar a filha sozinha. Dona Margarida tinha uma sala cheia de livros. Nadir se interessou desde o primeiro dia. Dona Margarida fez questão de mostrá-los, deixando-a escolher um de cada vez.

Nadir revirava os livros com delicadeza. Tratava-os como peças raras, importantes. Venerava-os até. Mal havia aprendido a ler, sentiu uma atração irresistível pelos mistérios que podiam estar escondidos nas fileiras de letras e palavras. Intuitivamente, sabia que ali havia tesouros preciosos e ela poderia descobri-los todos.

Trabalhava duro, ajudando a mãe na limpeza, até a chegada de Dona Margarida. Ao final do dia, Nadir se mostrava ansiosa para tomar emprestado mais um livro, mais uma fonte de alegrias, de descobertas. Embevecia-se com as palavras da professora. Questionava muito, com insaciável sofreguidão, disparando perguntas sobre todos os assuntos. A professora, profissionalmente paciente, respondia a tudo. Seus olhinhos brilharam tanto que espalharam felicidade gratuita, quando a professora deixou-a levar um livro por semana, como presente. E Nadir foi criando sua pequena coleção.

A manhã estava escura, quando Elda avisou Nadir que não iriam mais para a casa da professora. Teriam que voltar para o mato. O marido da prima exigia!

A tristeza se abateu sobre ela. Seu único consolo, os livros que ganhara de Dona Margarida. A vida das duas passou a ser a roça, aceitas que foram pelo antigo patrão do falecido. Ajeitaram-se como puderam.

Nadir reacomodou seus sonhos e nos finais de tarde reunia outras crianças para contar sua história breve. Falar de uma professora, sua amiga. E falar dos segredos e tesouros de seus livros. Tornou-se, ela própria, uma professora entusiasmada. Cresceu e voltou para a cidade. Lutou com a garra dos grandes, sempre na companhia dos livros, seus amigos fiéis. Hoje, depois de laureada com o título de mestre, continua envolta por luzes, tesouros, conhecimento e livros em busca de um novo título, o de doutora.

De repente, ela vê com tristeza e sofrimento a doença da escuridão se tornar orgulho no meio de seu povo. Uma onda epidêmica avassaladora caminha pelas vielas e avenidas. Um desprezo pelos livros e pela leitura se alastra, mostrando ao jovem que é possível conquistar o que quiser, sem livros, sem escola, sem conhecimento, sem mérito.

Nadir sofre! Sofre ao ver o presidente de seu país, demonstrar um perigoso orgulho pela ignorância, pela preguiça da leitura. Ele insiste em manter-se neste limbo obscuro, apesar de todas as condições a seu favor para estudar. Nega-se a dar à nação o exemplo de louvor ao preparo efetivo, à cultura que descortina ao ser humano a visão verdadeira do mundo e do universo, a compreensão abrangente dos fatos, das palavras, dos conceitos, da história, da geografia, da lógica, dos problemas, das soluções. Nadir padece, ao vê-lo desprezar arrogantemente qualquer esforço na busca pessoal do conhecimento e por falta dele, fica a lamentar os discursos ocos que despeja iludido, cheios de bobagens, de erros crassos, de ausência absoluta de autocrítica. Sua melancolia se potencializa, ao ver o povo aplaudi-lo por pena, ou por culpa ou por piada. Seu exemplo funesto insiste em afirmar que é possível galgar os mais altos postos da nação, com a indolência própria dos ignorantes voluntários que soltam bocejo enfadonho diante de um livro de cem páginas, de um relatório de dez, ou de sínteses informativas de meia lauda sobre usos e costumes dos países que visita. E pela preguiça de ler, acaba se postando em pedestais do ridículo, pronunciando lá de cima, como um sábio de botequim, frases que pensa serem verdadeiras pérolas de humor e de sabedoria.

Nadir sofre ainda mais porque ama os livros. Ama as luzes e abomina a escuridão da ignorância, mas vê seu povo mergulhar como vassalo em um neo-obscurantismo nascente.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Feliz Ano Novo, por T.M. Castro.

Eu era menino..., por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos