Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Transposição do Rio São Francisco

por Efraim Rodrigues *
publicado em 27/02/2005.

O Brasil é o país do Carnaval. Nós adoramos as grandes penas, o luxo, a alegoria. Não só em fevereiro.

Há décadas que eu ouço falar na transposição do Rio São Francisco. A idéia é que se o rio subir a Chapada do Araripe, poderá então, ao norte dela, irrigar parte do Ceará e o interior do Pernambuco. O argumento é que se pegarmos um pouco da água do São Francisco e colocarmos na Caatinga, ela floresceria.

Colocada assim, a idéia e simples e funcional. Trata-se de mais uma grande alegoria, no entanto.

A transposição do São Francisco é mais necessária durante a seca, quando os rios intermitentes do Ceará e interior de Pernambuco secam. No entanto, o próprio São Francisco também tem sua vazão reduzida durante a seca. E como ficam, nesta época, as represas de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó, mais abaixo no rio ?

Os grandes projetos são as meninas dos olhos dos políticos, por que são visíveis, promovem, um busto de bronze fica muito bem ao lado, isto para não sair do terreno da honestidade...

Quando eleito, nosso presidente falou uma coisa muito interessante. Se o frio não impede a Suécia de ter uma altíssima qualidade de vida, porque a seca é um problema para o nordeste ? Porque a seca não está inserida na vida do nordeste, sendo somente mais um aspecto, como o calor, as cabras e tudo o mais ?

Todos sabemos que não falta água no nordeste. A água que cai lá em média durante um ano seria suficiente para manter rios cheios, solo úmido e água por todo canto. O problema é que quando chove, alaga. Depois esturrica.

A solução é simples e barata; cisternas, cacimbas, poços e pequenos açudes. A baixa tecnologia faz com que os próprios interessados consigam construí-los. Ou seja, o dinheiro não vai dos cofres da união para a conta da empreiteira paulista (ou mesmo baiana, que seja). Ele iria da união para os moradores. E dos moradores para outros moradores, gerando um benefício econômico, além da água, é claro.

Uma outra dúvida que paira sobre a transposição do São Francisco, é quem se aproveitará desta água. Hoje em dia, uma comunidade de vazanteiros se aproveita da beira dos rios. Com a transposição, o que eles irão fazer ? Ainda pior, quem irá segurar a especulação imobiliária às margens dos canais ?

O custo ESTIMADO desta obra é de R$ 4,5 bi. Ele não vai ser pago pela Bela Adormecida, Coelhinho da Páscoa ou Saci Pererê. Vai ser pago por mim. E eu não quero pagar para viabilizar mais acumulação de capital. Já temos isto demais no Brasil.

O Governo fala que vai desapropriar uma faixa de alguns Km ao longo de ambos canais, para assentamentos. Eu conheço estes projetos. Para o concreto nunca faltam recursos, já para a redução dos impactos sociais e ambientais, sempre temos que ouvir o velho discurso sobre a crise do país, dívida, juros, etc.

De concreto mesmo, há o gasto para fazer parte do Rio São Francisco subir a Chapada do Araripe movido a energia elétrica, e quanta energia, e entrar sertão adentro, evaporando a cada metro.

Que o Padin Ciço cuide do São Francisco, porque os homens....

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Um parto para sair do século 20, por Fernando Gabeira.

Mijei na macieira do Newton, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos