Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Gil Perini


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Loucos de estrada

por Gil Perini *
publicado em 12/01/2005.

Às vezes, quando as perspectivas se tornam sombrias, a vida aperta e o humor oscila entre revolta e depressão, quando todas as ruas viram becos e todos os becos sem saída, eu me lembro dos loucos de estrada.

É conversa de fim de ano, esse tempo de dar balanço, de trocar de agenda, de avaliar ganhos cada vez mais escassos, e contabilizar as perdas, cada vez mais freqüentes e significativas.

Não é de perdas financeiras que estou a lamentar, até porque nunca me sobrou nenhum para especular nessas santas instituições. Lamento as utopias destruídas, aparentemente esquecido de que o bicho homem já não consegue surpreender. O poder, além de afrodisíaco, é alucinógeno e os sapatos da globalização têm sempre o mesmo número, não importa o tamanho do nosso pé. É pena, mas não posso comprar um avião.

Reclamo também dos amigos cujo destino fiquei sabendo pelos anúncios das páginas internas dos jornais. Foram-se sem aviso e só deixaram o registro retangular com cercadura cinco centímetros por duas colunas e, ironia, uma cruz ao lado do nome do ateu. Por fim me conformo; a cruz é a fé de quem ficou.

Olho para a casa grande e vazia ao lado do verde agressivo do jardim, da minha jabuticabeira que anda meio triste, e é com toda essa empolgação que sinto vontade de largar tudo, decretar a minha morte civil, rasgar RG e CPF, queimar talão de cheques, cartão de crédito, e sair pelo mundo feito louco de beira de estrada.

Todas as vezes que viajo, vejo um deles caminhando solitário no acostamento, a roupa suja e rasgada, a pele de cor indefinida pelo castigo do sol misturado às sujeiras velhas e novas, o cabelo rastafarianamente empastado e nas costas o saco de aniagem, meio cheio sei lá de quê.

Nunca soube onde dormem, onde se banham (se é que), o que comem, o que bebem; às vezes chego a pensar que, como os lírios do campo das Escrituras, eles prescindem dessas coisas elementares, precárias e bárbaras do dia-a-dia. Nem sei se são loucos ou se, simplesmente, se afastaram da loucura em que transformamos a vida.

Por conta desse distanciamento, pela aparente serenidade de quem está sempre à margem, longe dos ritos e das convenções que criamos, é que, quando fico deprimido, os invejo. Desde menino os vejo com simpatia e respeito, imutáveis, como se pertencessem à paisagem. À da estrada e à minha.

E é como se um filme se repetisse em monótona projeção, aos meus olhos. Os carros na rodovia cada vez mais rápidos, os meninos que amassavam o nariz nos vidros das portas jágrisalhando, e os andarilhos sempre os mesmos, imunes ao tempo, fiéis à memória. Para eles não há chegada ou partida; nem sequer há estrada e, reduzida a simples movimento, a vida parece ter pouca importância. O que importa é caminhar.

Sobre o Autor

Gil Perini: Gil Perini é médico, vive em Goiânia e publicou em 1999 "O pequeno livro do Cerrado" (contos, Giordano, SP), republicado numa segunda edição em 2003 pela Ateliê Editorial de SP. Escreve crônicas regularmente nos jornais de Goiânia.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A contista Carola Saavedra mostra seu valor no livro de estréia, por Whisner Fraga.

Passarinho verde, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos