Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → José Aloise Bahia →















Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS -
Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Após o Capitalismo: a Visão de PROUT para um Novo Mundo
por José Aloise Bahia
*
publicado em 29/12/2004.

O monge, tradutor e cientista político (Earlham College, Indiana, EUA) Dada Maheshvaranada, hoje morando em Berlim, Alemanha, lança um olhar realista e faz a pergunta fundamental: qual é o mundo necessário e alternativo ao capitalismo consumista, individualista e global? Uma opção está no planejamento socioeconômico democrático e descentralizador baseado nos três princípios da PROUT: as cooperativas, a ética e os valores neo-humanistas.
De acordo com a PROUT, a economia deve assegurar a harmonia entre o desenvolvimento material e o equilíbrio ambiental. Propõe a utilização máxima e a distribuição racional dos recursos físicos, psíquicos e espirituais existentes para a garantia do bem-estar pessoal e social. O Estado estaria presente nas indústrias estratéticas e de larga escala. As atividades de médio porte seriam geridas pelo sistema de cooperativas; e a iniciativa privada, para os pequenos negócios. Ao Estado cabe o papel do desenvolvimento social, às cooperativas gerar emprego e renda a partir de uma economia planejada, cujos desejos individuais coincidam com os interesses coletivos, e cumpra o objetivo essencial de criar autonomia para cada região do país.
Dada Maheshvaranda destaca que a sustentabilidade econômica se baseia num desenvolvimento equilibrado da agricultura e indústria. Para evitar a superconcentração urbana e seus altos índices de criminalidade, drogas, estresse, epidemias, e impedir o desequilíbrio ambiental, a alternativa é transformar cada região do país, de acordo com suas peculiaridades culturais e potencialidades econômicas, em áreas com planejamento autônomo, entretanto interligadas ao princípio federativo de Estado e nação.
Após o Capitalismo: a Visão de PROUT para um Novo Mundo, nesta nova edição atualizada e traduzida para o inglês, é uma análise frutífera e indispensável sobre as crises do sistema capitalista mundial. Uma possibilidade ética e ecológica de recolocar o homem no seu devido lugar na História Universal: oferecer a esperança de que um outro mundo é possível, sem pobreza, guerras e injustiças – uma visão prática e sustentável para as gerações futuras. Mais informações: www.prout.org/por
Sobre o Autor

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS

