Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Sandra Rosenfeld


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Qualidade de vida. Você tem?

por Sandra Rosenfeld *
publicado em 31/10/2004.

Nossa vida é criada sempre de dentro para fora. A crença no contrário e as atitudes desencadeadas por essa crença são responsáveis por muita dor e sofrimento, angústia, estresse e conflitos.

Sendo todo o meu trabalho voltado para qualidade de vida, resolvi fazer uma pesquisa para saber o que as pessoas pensam sobre o tema. A pergunta, em princípio, era uma só: o que é para você qualidade de vida? Todos, sem exceção, me responderam, não exatamente nesta ordem, que qualidade de vida é morar bem, comer bem, usufruir de saúde, ter um trabalho com uma uma boa remuneração que dê para pagar o essencial e ainda sobre para o supérfluo.

Achei interessante que muitas das respostas incluiam a palavra supérfluo para designar o que para eles não era essencial. Querendo saber o que não era essencial, fiz uma segunda pergunta: o que para você é supérfluo? A resposta: teatro, cinema, comer fora e viajar.

Com a resposta do que é supérfluo comecei a compreender o porquê da dificuldade em saber realmente o que é qualidade de vida.

Vamos combinar gente, cultura e diversão não são supérfluos, são bens de primeira necessidade, um direito de todos nós. Supérfluo é aquilo que não desejamos, que não precisamos, que não faz nenhuma diferença para melhor em nossa vida.

Mas voltando ao mote deste artigo, as respostas apenas confirmam o que a maioria de nós pensa, que nossa qualidade de vida depende exclusivamente de fatores externos.

Temos a tendência de acreditar, por uma questão de educação e que já faz parte de nossa cultural ocidental, que tanto as dificuldades quanto o bem-estar vêm de fora e também do futuro. É por isso que procuramos a felicidade na nossa cara metade que um dia, acreditamos, ainda vamos encontrar; no aumento de salário; no apartamento que vamos comprar; na aposentadoria, quando muitos têm a certeza que aí sim poderão se divertir a valer. Apostando nas soluções fora colocamos nossas frustrações na incapacidade do companheiro ou companheira de nos fazer feliz, aquietamos nossas angústia, ansiedade, medo, solidão, nas compras, num passeio no shopping, na bebida e até nas drogas.

Pura ilusão. Nossa vida é criada, sempre, de dentro para fora. A crença no contrário e as atitudes desencadeadas por essa crença têm se mostrado responsáveis por muita dor e sofrimento, por relacionamentos conturbados, angústia, estresse e conflitos.

Se qualidade de vida fosse somente morar e comer bem, ter saúde e um emprego com um bom salário, como justificar as pessoas que têm tudo isso e são infelizes, estressadas, mal-humoradas, estão sempre se queixando de tudo e de todos????

Não... Qualidade de vida é mais do que isso. É principalmente a capacidade para transitar de forma equilibrada pelos desafios do dia-a-dia.

Desafios sim, porquê é assim que devemos ver e enfrentar os chamados problemas. Desafios a serem superados, contornados, resolvidos.

E na verdade é isso que todos queremos, ansiamos. Capacidade para fluir pelo cotidiano de maneira tranquila, segura e criativa. E é possível, desde que coloquemos o nosso foco no lugar correto, transferindo-o de fora para dentro. É aí que estão todas as respostas. E não sou apenas eu quem digo, mas os mais respeitados sábios, filósofos, psicólogos. É de Sócrates a célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo.” Agora eu pergunto: Como podemos nos conhecer olhando para fora?

Qualidade de Vida é saber usar nossos recursos internos. Mas como, sem saber que recursos são esses? Muitos dizem que não viemos com manual de instruções. Mas isso não é verdade. Viemos sim, só que a maioria de nós passa a vida toda procurando esse manual fora, quando ele está dentro. Essa busca incessante no lugar errado é motivo de muita ansiedade e decepção.

Não é possível se pensar em qualidade de vida sem ter as rédeas da própria vida. Sem ter o controle sobre o que se pensa, fala e faz. A maioria de nós vive no piloto automático. É por isso que fazemos e falamos coisas que nos arrependemos depois, é por isso que raramente estamos aonde deveríamos estar, no momento presente e é também por isso que deixamos a vida escorrer entre os nossos dedos.

Há um pensamento budista que diz:

“Quando não estamos no aqui e agora,
Olhamos mas não enxergamos,
Ouvimos mas não escutamos,
Comemos mas não saboreamos.”

Qualidade de vida se cria de dentro para fora, é um processo de autodesenvolvimento que permeia todas as áreas de nossa vida. Ou você ainda tem alguma dúvida disso?

Sobre o Autor

Sandra Rosenfeld: SANDRA ROSENFELD é escritora e conferencista, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era. Na adolescência, quando ainda pouco se falava em livros de auto-ajuda, começou a se interessar por esse ramo da literatura, responsável por mudanças significativas em sua vida. Esse é seu livro de estréia e está fundamentado na crença de que a prática da meditação é o melhor caminho para aqueles que buscam encontrar a paz interior e uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

Acesse o site da Escritora: http://www.sandra.rosenfeld.nom.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Cassandra Corbu, por Ademir Pascale Cardoso.

Helena de Sousa Freitas lançou novo livro " Sigilo Profissional em Risco " e suscitou debate, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos