Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O macacão de Clementino

por Airo Zamoner *
publicado em 26/10/2004.

Dentro da Estação-Tubo, no lusco-fusco da noite que se insinuava, Clementino aguardou a chegada do ônibus. O vidro curvo refletia sua imagem distorcida, engraçada, estranha e curiosamente verdadeira. A pesada caixa de ferramentas parecia arrancar o braço. As pessoas já se aglomeravam próximas à porta. O macacão surrado lembrava os tempos de trabalho duro, mas cheio de orgulho, como empregado. O nome da empresa estampado naquele macacão desgastado, dava um certo status e ele se permitia essa pequena falsidade. Também, não tinha outra roupa de trabalho! Não fosse o velho macacão, estaria expondo os farrapos de roupa que tinha e não pegaria serviço algum. Mas se alguém perguntava, ele se apressava em dizer:

– Não, minha senhora! Já trabalhei lá. Agora sou “otônomo”.

Muitas vezes, a conversa se transformava em um novo freguês. Ele sabia como aquele macacão era importante para seu sucesso.

Mas hoje, o que estava intrigando Clementino era aquela sua imagem no reflexo. Olhava e torcia o pescoço, ora para um lado, ora para o outro, tentando se reconhecer naquele caos de luzes. Em sua volta, lá dentro do reflexo, via as outras pessoas e se chocava com as imagens. Olhou o cobrador lá no cantinho. Mão enfiada no queixo, olhos perdidos, penetrando lembranças, vontades, infelicidade.

Aí, viu a moça entrar, exalando perfume. Lembrou da Ambrósia com cheiro de banha e o pequeno só de camiseta, agarrado no vestido em fiapos, berrando como sempre. Moça linda, aquela. Não se atreveu a olhar diretamente. Acompanhou-a pelos reflexos.

Ela andou como rainha até o cobrador. Depois foi se aproximando dele. Dele? Não podia ser! Olhou em sua volta, sempre pelo reflexo. Olhou para a moça que sorriu, projetando dentes brancos, disciplinadamente perfilados, lindos. Logo, interferiu o sorriso de Ambrósia. Coitada da Ambrósia, pensou. Só aqueles dois dentes na frente, aquele abismo no meio, e a tristeza sofrida de sempre.

Clementino virou o rosto. Tentou fugir da moça, mas, sem resistir, espiou de lado. Ela se aproximava dele, sim! Ele a via pelo reflexo nas paredes do tubo. O que a moça linda ia querer com ele? Num relance, lembrou da primeira vez que viu Ambrósia. Não era nada parecido com o que via agora. Aquela belezura toda se aproximando. O perfume ficando mais forte. Parecia ouvir o roçar suave das pernas de seda vindo em sua direção.

O que ela poderia querer com aquele macacão, ele não podia imaginar. Recordou que foi bem assim que Ambrósia se aproximou dele a primeira vez. Só que não tinha perfume algum, apenas um cheiro de barraco. Mas tinha um sorriso parecido. Um olhar diferente que marcou seu coração enternecido.

Ambrósia queria grandes vôos e ele prometeu o universo. Hoje, a imagem da esposa o deprime. Deprime-se, lembrando dos filhos mais velhos que se foram, e daquele pirralho temporão, querendo arrancar mais um trapo do trapo de vestido de Ambrósia. Sentiu uma vontade imensa de largar aquela caixa infernal de ferramentas no chão. Que abrisse e espalhasse tudo, não se importaria. Aliviaria o braço em câimbras. Agarraria aquela gostosura que se aproximava dele. Não é que ela vinha exatamente em sua direção? Estava tão perto! E sorria. Ele passou a querê-la a cada novo passinho leve, suave, sensual.

A caixa caiu com um estrondo. A moça gritou como louca, tentando escapar do beijo arrebatador. Empurrou-o sobre as ferramentas espalhadas. Ficou cercado. Imobilizaram o Clementino.

Em casa, não conseguia explicar para uma Ambrósia enfurecida e um fedelho aos berros, como voltara de camburão da polícia, sem o macacão. Ainda tinha a desfaçatez de estampar aquele sorriso idiota. Aos berros, espirrando saliva pelas falhas dos dentes, a cada pronúncia sibilante, Ambrósia perguntava:

– E agora, seu imbecil! Como vai arranjar serviço sem o macacão?

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Os caminhos de Rafaela, por Airo Zamoner.

Nas férias, uma boa leitura é o livrinho do caipira, por Jacinto Guerra.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos